MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

31/01/2023 08:00

Para que serve este metaverso? Bem, para pouco. Para nos abstrairmos dos problemas reais e nos focarmos numa vida paralela num universo inexistente que é a internet, é talvez a sua principal função. A questão é o que ganhamos com isto? Nada.

A internet em si, tem potencialidades tremendas, desde da divulgação de informação de modo mais rápido, ao mantermos o contacto com familiares e amigos que estão na Nova Zelândia de um modo célere e eficaz. O problema é que estamos a ficar agarrados a esta internet e começamos a entrar neste metaverso, do género da Alice quando cai pelo buraco do coelho.

"O problema são os vícios!", alguém devia de ter colocado esta afirmação na tábua dos dez mandamentos e resumia-se num instante os problemas da humanidade, vícios de poder, vícios de ambição, vícios no geral, e a internet entra que nem uma luva neste campo.

"Olá, eu sou o Eduardo e sou viciado na internet", podia ter começado assim esta crónica. A tendência é estar sempre ligado a uma máquina, desta feita sem cabos, graças ao fantástico wifi, às vezes a NOS tem tendência para falhar, mas é o meu dealer e por isso não posso criticar muito, mas posso piscar o olho à MEO. E este meu vício percorre os mecanismos mais tontos e absurdos que possamos imaginar, de estar na Wikipedia a pesquisar o que é o metaverso, passando pela blockchain, acabando a ler a história da União Soviética, daqui a pouco estarei a ler sobre Lenin, passarei pelo Dostoevsky e acabarei na grande inquisição.

Mas, o maior problema desta internet é o modo como é usada para a desinformação e para a ocultação de informação, e aqui há muitos dedos a apontar e muito trabalho a fazer. Não podemos esperar que um viciado acorde um dia e deixe de consumir, se isso acontecesse estaríamos perante uma vida idílica. Quando alguém quer deixar de consumir tem muitos obstáculos para que isso aconteça, tem de mudar de meio, mudar de hábitos e isso tem, porventura, de ser imposto. O mesmo tem de ser feito para a desinformação ou manipulação de informação, não é por acaso que tentativas de golpes de estado têm vindo a aumentar devido a "eleições aldrabadas", não é de estranhar que o mesmo daqui a dias aconteça por cá, e a narrativa está a ser construída para isso.

Agora vamos ter quem defenda a liberdade de expressão, claro que vamos ter. Que devemos ser livres de dizer o que pensamos, de defender as nossas opiniões, nem que tenhamos de fazer um escabeche, gritar mais alto que na praça do peixe, mas a minha opinião tem de ser defendida, irão dizer. Acho que sempre que gritamos para defender a nossa opinião, ela é capaz de não ser tão válida quanto pensamos, o Hitler gritava nos seus discursos, será que queremos ser assim?

O metaverso, o universo que queremos fugir para criar a nossa realidade, o problema é quando somos confrontados com a realidade.

Questões a terminar: já percebemos quanto mais é que o estado laico vai gastar para as Jornadas Mundiais da Juventude, ou será tipo TAP, ou marina do Lugar de Baixo? Já sabemos quem anda a financiar o STOP? A PGR funciona na Madeira?

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas