MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

29/01/2023 08:00

Sucedeu que este ano, devido ao grande número de peregrinos, todas as divisões preparadas pelas religiosas estavam ocupadas e seria necessário esperar algum tempo, pelo que a Madre religiosa nos deu a chave duma grande capela dedicada ao apóstolo natural de Caná, Natanael ou Bartolomeu, lugar onde nunca tinha entrado.

Tudo estava em ordem para procedermos à cerimónia, incluindo o documento para ser assinado pelo sacerdote, neste caso o Bispo, e o casal. A capela estava limpa, tinha uma grande imagem em madeira de São Bartolomeu e, no altar mor, uma pintura italiana do apóstolo debaixo de uma figueira. Expliquei brevemente o significado da vocação do apóstolo, como nos deixou São João no seu evangelho. A narração joanina é de uma grande vivacidade (Jo.1,43 e 49).

"No dia seguinte, Jesus resolveu ir à Galileia. Encontrou Filipe e disse-lhe: "Segue-me". Filipe era de Betsaida. Encontrou Natanael e disse-lhe: "Encontramos Aquele de quem escreveu Moisés na Lei e nos profetas: Jesus de Nazaré, filho de José." Natanael disse-lhe: "De Nazaré, porventura, pode sair coisa boa"? Filipe disse-lhe: "Vem ver". Jesus viu Natanael que vinha ter com Ele e disse-lhe: "Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento". Natanael disse-lhe: "Donde me conheces". Jesus respondeu-lhe: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira". Natanael respondeu: "Mestre, Tu és o filho de Deus, Tu és o Rei de Israel".

Que significa esta frase de Jesus "vi-te quando estavas debaixo da figueira"?

São João é conhecido por sobrepor um sentido teológico a um sentido histórico, tendo em conta que o símbolo da figueira é antigo na Bíblia e no judaísmo do seu tempo. A figueira era estimada na Bíblia pela sua sombra no verão, a julgar por Jotão no livro dos Juízes (9,10). O Talmud de Babilónia afirma que o seu fruto se apelida "Mel de figos", desta forma o figo evocava a terra que produzia "Leite e Mel". Natanael debaixo da figueira não procura apenas um pouco de sombra, São João dá um sentido mais profundo às cenas que descreve. Os escritos rabínicos afirmam que sentar-se à sombra de uma figueira ou de uma oliveira era sinónimo de estudar a Lei.

É preciso ter em conta que, nem todos os povoados da Galileia tinham sinagogas, o que acontecia sempre nas cidades e, até Nazaré, possuía uma; era, portanto, debaixo de uma figueira que os estudiosos se reuniam para aprofundar o conhecimento da Lei. Para São João, aprofundar a Lei era conhecer melhor a figura de Jesus Cristo. Escreve ele: "Examinai as Escrituras, visto que julgais ter nelas a vida eterna, pois elas dão testemunho de mim" (Jo. 5, 39).

O apóstolo Filipe, dirigindo-se a Natanael, apresenta Jesus como: "Aquele de quem escreveu Moisés na Lei", além disso, Natanael chama a Jesus Rabbi, isto é, Doutor da Lei. A vocação de Natanael, ou seja, Bartolomeu (filho de Tolomeu), era mostrar aos judeus que o estudo da Lei leva a Cristo. A Lei está simbolizada na figueira e as palavras da Lei são os seus frutos (Er. 54a).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas