MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

18/01/2023 08:00

Face às repercussões que a atual conjuntura económica terá nos orçamentos familiares, não temos dúvidas de que a aposta nas políticas de âmbito social continua a fazer todo o sentido. Independentemente das críticas, sentimos, porque é isso que a população nos transmite, que continuamos no caminho certo. Continua a fazer todo o sentido, atendendo ao contexto manter a atenção à vertente social, com medidas concretas e de claro efeito na desoneração das despesas familiares.

Mais do que nunca fará sentido investir fortemente nas políticas promotoras de Educação de Qualidade e no apoio à Natalidade, na certeza da sua importância para a fixação de população. Forma igualmente importante de trabalhar tendo em vista esta fixação e o incremento da atratividade do concelho do ponto de vista turístico é o investimento na Saúde e na Segurança das pessoas. Ninguém quer viver ou fazer férias em locais que não ofereçam garantias de segurança e de rápido socorro. É com esse intuito que, no Porto Moniz, continuaremos a custear, com recursos camarários, o funcionamento da Delegação dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, 24 horas por dia, na Santa do Porto Moniz, e temos intenção de continuar a garantir, a expensas da autarquia, o funcionamento do Centro de Salvamento do Porto Moniz.

Em paralelo à aposta na vertente social, não descurararemos e continuaremos a trabalhar na afirmação do concelho do Porto Moniz nas suas mais variadas vertentes, procurando explorar cada vez mais as suas diversas potencialidades. Consideramos, por esse motivo, que é necessário o apoio a atividades de índole cultural e desportiva, com calendarização distribuída de forma equilibrada ao longo de todo o ano, como forma de continuarmos a solidificar o Destino e a Marca Porto Moniz.

À semelhança do que tem sucedido nos últimos nove anos, continuaremos a dar atenção às políticas de envelhecimento ativo, implementadas através do Gabinete de Apoio ao Idoso, gabinete cuja importância, indiscutivelmente, a custo de muito trabalho e face às evidências, é por todos reconhecida. No que concerne à ação junto da população idosa, é de destacar o investimento na criação da Universidade Sénior do Porto Moniz, como forma de aumentar e melhorar a oferta dos serviços prestados, oferta que é já bastante diversificada e eclética.

Depois do reforço, em 2022, dos apoios na área da Educação, Natalidade e da criação do Banco de Ajudas Técnicas, contemplando os produtos de apoio aos acamados, o orçamento de 2023 prevê novos apoios ao setor primário, cuja criação era já um compromisso deste executivo para o presente mandato, tornando-se a sua implementação ainda mais necessária e oportuna atendendo ao atual cenário económico.

Nada nem ninguém nos demove de continuarmos a dar resposta às necessidades da nossa população, de continuarmos a agir, no presente, de olhos postos no futuro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas