MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

DO FIM AO INFINITO

2/12/2022 08:00

Para além dos atos, que nunca foram tresloucados nem muito excessivos, eu descrevia sobretudo os pensamentos e as emoções que os embalavam, criando assim uma montanha de filosofia poética embebida em álcool a que dei o título genérico de Memórias da Quinta Imperial.

Era para ser uma obra-prima da literatura portuguesa, claro, mas infelizmente descambou em fogueira e cinza. Naquele tempo eu escrevia com arrogância e sem filtros, porque era uma criança inocente. Isso tinha um certo encanto, uma certa magia, sem dúvida, mas, por outro lado, também é verdade que eu escrevia mal, muito mal, sem génio, sem firmeza e cheio de erros, sobretudo erros ortográficos. Um horror. Eu sabia que era assim, tinha consciência da coisa, e, por isso, volta e meia pegava lume nos cadernos e prometia a pés juntos nunca mais voltar a escrever.

Ainda hoje sou assim…

Perdi tantos textos de tantas idades, mas como sempre acontece em qualquer guerra ou catástrofe, também aqui houve uns quantos que escaparam e são esses que agora contam a minha história. Há dias encontrei dentro do baú algumas folhas soltas que integravam o conteúdo de Memórias da Quinta Imperial, essa obra notável que o fogo levou. Ora vejam o estilo:

Escrever é descer ao esgoto. Não há nada à superfície que se possa compreender. É necessário descer, descer, descer até ao fundo do esgoto. Descer. Descer. Descer. É no esgoto que as pessoas guardam as suas coisas.

Neste caso, a palavra ‘esgoto’ mata a beleza do texto, não é? Eu devia ter procurado uma palavra mais profunda, contudo igualmente ordinária, para definir o lugar onde as pessoas escondem os fundamentos do seu ser. Enfim… Fazer o quê?! Aquela era a época da minha eternidade, às vezes transformada em verso alucinado:

Um dia alguém me disse

que eu era um charlatão

um charlatão!

Esse alguém nasceu

em onze de novembro

de mil novecentos e sessenta e sete.

Nasceu na freguesia do Monte

Funchal Madeira

Esse alguém chama-se

Duarte Martinho Velosa Caires.

E era alguém?

Era alguém.

Depois, havia as tiradas enigmáticas, como esta, por exemplo:

Sinto-me na obrigação de dizer como foi o dia. Posso também inventar que o dia foi uma coisa qualquer que não aconteceu. Posso ficar parado. Posso chorar. Posso ficar comovido e recordar. Posso recordar o sol, talvez o vento, a distância entre as aves e as árvores, posso recordar o mar. Posso dizer que bebi dez cervejas, comi qualquer coisa, senti o corpo doente. Mas também posso dizer ‘Estou muito feliz!’ Posso dizer ‘Hoje foi um grande dia!’ Posso dizer ‘Fiz tudo o que um homem faz, um animal!’ Posso ainda dizer o nome de uma pessoa com quem estive, uma mulher, posso dizer que fiz amor com ela ou talvez seja melhor dizer que fizemos sexo, porque sexo foi mesmo o que fizemos.

É mentira. Eu não tinha feito sexo nem amor com nenhuma mulher naquele dia. Nem naquele, nem nos outros. Coitado de mim. Perdi a virgindade tão tarde, mas graças a Deus antes de ir para a tropa. Seria uma tristeza ir para a tropa virgem.

Havia também textos descritivos, como este:

Sábado. Desci na camioneta das 20h30. Cheguei ao Funchal às 20h50. Pulei fora do autocarro na primeira paragem à entrada da cidade, que fica à frente do edifício dos CTT. Dali fui ao Centro Comercial do Infante, à casa de banho. Sentado na sanita, fiz um pensamento de retrete: Se eu não tivesse o hábito de trazer comigo papel higiénico estava bem tramado! Depois, fiz-me calmo à cidade. Fui até ao Apolo, desci para a Avenida do Mar, dei um passeio no cais e, finalmente, decidi ir beber uma cerveja na Marina.

Em breve teria já bebido mais de cinco…

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas