MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Adjunta CMF

30/11/2022 08:00

Criado pela ACA - Associação Conversa Amiga, este programa passava por disponibilizar um cacifo em metal, individual, privado, em ambiente de rua, acessível 24 horas para PSSA. A ideia destes cacifos amarelos era a de dar a possibilidade a esta população de guardarem os seus pertences de forma ‘segura’. Coloco aqui umas aspas pois esta questão seria mais um tema a discutir, na medida em que ainda alguns acrescentariam a referência a esta ser uma forma ‘digna’, que deveria concorrer para a promoção de autoestima, empoderamento e de motivação para a mudança. Um cacifo seria uma espécie de um «’degrau’ entre a rua e uma vida fora desta». É esta a ideia que ainda hoje, 30 de novembro de 2022, permanece e consta no site da referida associação. Um ideal suportado por publicação de recortes dos media da altura.

No mesmo site, temos acesso ao alcance deste projeto solidário, que encontrou abrigo em Portugal (48 cacifos) e em França, nomeadamente em Montereuil (24 cacifos), Clermont-Ferrand (12 cacifos) e Annecy (12 cacifos). Doze. Um número importante para a Numerologia. O mesmo número que tem os meses do ano, o número que divide no nosso relógio o dia em duas partes. Doze, também é o número dos apóstolos de Jesus. Também o mesmo número dos Cacifos Solidários instalados no Funchal. Em 2017. O presidente da Câmara na altura, Paulo Cafôfo, anunciava, ainda, que, na sequência do Projeto dos Cacifos Solidários iriam ser criadas equipas de trabalho social constituídas por psicólogos, médicos, assistentes sociais e voluntários. Para além da sede atribuída à ACA, num edifício camarário, nunca me cruzei com essas equipas. E não, não é porque não conheço o tecido social. E sim, dediquei parte da minha vida profissional e pessoal a esta causa. E não, não ando distraída. O problema persiste. A ‘receita’ não pode ser a mesma. Continua a ser necessário insistir no trabalho que já acontece no terreno. Em rede. E sim, não se pode assumir o ‘sem-abrigo’ como condição de vida de uma pessoa, mas sim como uma situação que poderá caraterizar uma determinada fase na vida de uma pessoa e que todos nós desejamos que seja de transição na vida destas pessoas.

Termino como comecei. Com uma confissão. Faz-me alguma confusão o populismo. Um cacifo não é uma casa. Uma chave de um cacifo não é uma chave de uma casa. Um cacifo não é uma ligação entre um espaço público - rua, jardins, paragens de autocarro, estacionamento, passeios, vãos de escada, entradas de prédios, casas abandonadas, viadutos, pontes ou outros - e uma casa. Antes da casa, a de que tanto falam, construída pela Câmara Municipal do Funchal, destinada a acolher estas pessoas, há um caminho a ser feito. Com critérios definidos, planeamento e adequação da intervenção às diversas personalidades e realidades existentes. Com compromissos. Com projetos de vida que caibam naquelas paredes. As PSSA não são todas iguais. São pessoas como nós.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas