MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

28/09/2022 08:00

Este evento, organizado com o intuito de divulgar a Rede Nacional de Municípios Amigos do Desporto, proporcionou aos técnicos e autarcas presentes momentos de debate e partilha de boas práticas tendo em vista a promoção de estilos de vida saudáveis para os cidadãos. Desta iniciativa retira-se claramente a ilação de que temos muito a aprender uns com os outros e que os projetos bem-sucedidos nascem da partilha de ideias e da troca de experiências, ficando bem vincada a ideia de que a promoção da atividade desportiva é uma aposta ganha quando o objetivo é tirar os seniores de casa e levá-los ao encontro da comunidade, com ganhos evidentes para ambas as partes. Porque se bebe da sabedoria dos anciãos e porque estes combatem a solidão que os amordaça em quatro paredes.

Vincou-se, de forma unânime, a importância do trabalho interdisciplinar e a ideia de que um sorriso e as palavras de agradecimento de um idoso são o melhor estímulo para os técnicos e para os autarcas e que o conceito de família extravasa os laços de sangue e se sente na proximidade e no proporcionar de momentos de salutar convivência.

É nesta efetiva lógica de promoção do envelhecimento ativo que o concelho de Porto Moniz recebeu ontem os Jogos da Amizade, atividade que proporcionou momentos de convívio, confraternização e prática desportiva entre séniores de vários concelhos da Região.

Este evento de exaltação ao Desporto enquanto promotor da Saúde, demonstra que a prática desportiva na sua vertente comunitária não tem menos valor do que o Desporto na vertente de competição. Ambas as vertentes podem e devem complementar-se, possibilitando a diversificação da oferta e a resposta adequada aos diversos intervenientes.

Nesta como noutras circunstâncias, voltei a sentir um orgulho enorme do trabalho que desenvolvemos no Porto Moniz, através do Gabinete de Apoio ao Idoso, cuja criação, não me cansarei nunca de dizer, será sempre uma marca da governação socialista neste concelho. Venha quem vier, este Gabinete é um projeto que ninguém ousará abandonar, mas é importante que nunca ninguém se esqueça da sua origem e na "pedrada no charco" que o mesmo representou (e, em algumas áreas, ainda representa) ao nível do trabalho de proximidade com a população idosa.

Além da disponibilização de atividade física, resolução de situações burocráticas e cedência de transporte, continuaremos a apostar na promoção do Turismo Sénior. Contra tudo e contra todos continuaremos a realizar sonhos. Em breve fá-lo-emos de forma mais efetiva levando para o terreno o Projeto "Nunca é Tarde", com fase preparatória já quase concluída e que estará vocacionado para a concretização de sonhos dos nossos avós. Como noutras circunstâncias já frisei, as calúnias e os boatos não serão suficientes para deixarmos de acompanhar de forma próxima os nossos idosos e a retribuir o esforço de quem trabalhou por nós e pela nossa terra e agora que se retribua com dedicação, atenção e carinho.

É nesta efetiva lógica de promoção do envelhecimento ativo que o concelho de Porto Moniz, por iniciativa da Câmara Municipal, contará, a curto prazo, com uma Universidade Sénior, um espaço privilegiado de convívio e de partilha de conhecimentos nas mais diversas áreas.

É nesta efetiva lógica de promoção do envelhecimento ativo que, embora todos os dias trabalhemos numa ótica de proximidade, no dia 1 de outubro, vamos comemorar o Dia Internacional do Idoso. Vamos celebrar a vida e a alegria de disfrutarmos dela juntos. Vamos celebrar no dia próprio e sem embaraços de agenda. Porque, no Porto Moniz, a nossa agenda são as Pessoas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas