MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Deputado

6/08/2022 08:00

Do Estreito da Graça à Senhora do Loreto, não sem antes ter ido às Neves aos Prazeres e depois ter visto o São Francisco rumo aos Bons Caminhos da Vila. Geograficamente um mundo curto. Chegar à Ribeira Brava não era sempre nem para todos. O Funchal… o Funchal era o da Festa da Juventude, de dois em dois anos, o único momento em que ouvíamos bandas nacionais. Hoje, elas atropelam-se de concelho para concelho… gratuitamente… E nós?! Nós ouvíamos os conjuntos e nem sempre tínhamos o Vasco e os Galáxia. Se o arraial tinha festeiro e ele era rico, a coisa prometia. Caso contrário, era a banda, o conjunto, mais ou menos anónimo, e nós. Nós os da geração nascida pós 25 de abril, mas cuja mundividência ainda era muito semelhante à dos nossos pais. Nós que sonhávamos com um futuro melhor, que queríamos fazer o nosso concelho crescer e que nas escolas do Funchal nos mantínhamos unidos e coesos dizendo mais alto o nome da nossa terra, sem vergonha de assumirmos que tínhamos ido de camioneta e que demorávamos 3h para lá chegar.

Mas agora era o tempo das férias grandes. Era o nosso tempo! O tempo de sermos nós entre uma cerveja e um sumo, com um bolo do caco partilhado ou um pão com chouriço dividido, entre dedos lambuzados de gorduras. Creio que ainda não havia vírus nem bactérias…lol Eram os adros das igrejas, as pequenas praças e as ruas contíguas a elas. Eram as bandeiras, as flores e as luzes. Era o mato que cobria os mastros e libertava o cheiro a serra e a natureza. Eram as barracas, as garagens improvisadas para bares e os recantos que serviam de ponto de encontro ou de despedidas... Era uma multiplicidade de cheiros e odores, num misto sinestésico, que entranharam arraiais no nosso ser e para sempre nos fazem madeirenses das localidades, estejamos onde estivermos. Era tudo isto e mais isto, que não se exprime em palavras, mas que se vivia, sentia e dividia irmãmente, entre encontros e desencontros até ao próximo arraial.

Era o tempo das férias grandes, sem os professores que nos deixaram as lições para a vida. O tempo de nos conhecermos e de nos erguermos. O tempo de nos recarregarmos, construindo relações e comungando sonhos para nós e para o futuro da nossa terra. Sabíamos que elas, as férias grandes, iam acabar, mas que as nossas amizades e os nossos sonhos eram intemporais, como os arraiais, pois, fecundados pelas férias grandes, tinham vindo para serem maiores!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas