MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

3/08/2022 08:01

No Porto Moniz temos o cuidado de integrar a população idosa nas mais diversas atividades e somos recompensados com abraços e sorrisos francos. Não há melhor recompensa do que vermos estampada no rosto dos nossos avós a felicidade por um dia bem passado.

O Gabinete de Apoio ao Idoso é uma marca da governação socialista no Porto Moniz e temos vindo a fazer escola ao nível do trabalho de proximidade com a população idosa, principalmente porque colocamos carinho em tudo quanto fazemos para a nossa população sénior. Todos os dias.

Além da disponibilização de atividade física, resolução de situações burocráticas e cedência de transporte, apostamos na promoção do Turismo Sénior. Contra tudo e contra todos realizamos sonhos. Levamos os nossos avós aos Açores e a Fátima, dando a alguns a possibilidade de andarem pela primeira vez de avião e de acenderem uma vela no Santuário que só conheciam das reportagens televisivas. Isso não tem preço e nada nem ninguém nos demoverá de continuarmos este trabalho mal esteja completamente superada a situação pandémica e os nossos idosos se sintam suficientemente seguros. As calúnias e os boatos não serão suficientes para deixarmos de continuar a realizar sonhos e a retribuir o esforço de quem trabalhou por nós e pela nossa terra e agora merece atenção e carinho.

Apostamos na criação do Banco Municipal de Ajudas Técnicas e Produtos de Apoio, programa que além do empréstimo de um leque diversificado de ajudas técnicas, prevê agora a disponibilização de fraldas e resguardos aos acamados.

Não quisemos criar um banco de ajudas técnicas como tantos outros, que dispensam o equipamento disponível e respondem negativamente aos pedidos menos comuns. Adquirimos equipamento de acordo com as necessidades que vão sendo diagnosticadas no terreno e estamos sempre recetivos a pedidos e sugestões. É assim que se deve trabalhar.

Numa efetiva lógica de promoção do envelhecimento ativo, a Câmara Municipal do Porto Moniz formalizou também uma candidatura tendo em vista a criação da Universidade Sénior neste concelho com a reabilitação, para esse fim, da antiga Escola do 1.º Ciclo da Ribeira da Janela. Fizemo-lo porque não queremos ocupar a população idosa por ocupar, queremos continuar a fazê-lo como até agora temos feitos: com recursos humanos e meios de qualidade.

Disponibilizaremos à nossa população um espaço privilegiado de convívio e de partilha de conhecimentos nas mais diversas áreas (Informática, Música, Dança, entre outros), onde todos se sentirão ainda mais úteis e devidamente valorizados.

No Porto Moniz temos o privilégio de conhecermos os nossos seniores pelos nomes e de recebermos telefonemas simplesmente para um cumprimento ou para cinco minutos de conversa descontraída. Isso não tem preço.

Continuo a recordar os meus avós e sinto que em especial a minha avó Antónia e a minha avó Filomena, onde quer que estejam, deverão estar profundamente satisfeitas com o trabalho do seu neto em prol dos avós do concelho do Porto Moniz, dos avós que não são os meus, mas que são os nossos. Porque cuidar dos idosos é uma responsabilidade de todos e de cada um. Todos os dias.

P.S. Fiz questão de estar presente na celebração das Bodas de Ouro da Consagração Religiosa da Irmã Beatriz França, natural da Santa do Porto Moniz, e a quem por este meio dirijo, em meu nome e em nome da população do seu concelho, um sincero agradecimento pelo seu meritório trabalho em prol da Comunidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas