MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

GATEIRA PARA A DIÁSPORA

2/08/2022 06:46

A nossa estada nos Açores coincidiu com o festival Walk&Talk - Festival de Artes dos Açores da Associação Anda e Fala, cuja temática era In the first place (Em primeiro lugar). Logo no dia da chegada, andámos e falámos por algumas das galerias da capital açoriana, onde encontrámos uma galerista de Leiria - uma antiga professora que viera de Portugal Continental - para um arquipélago que quase só conhecia de nome, Nena, a galerista croata, que abria a sua casa, a sua arte e a da filha a quem quisesse por ali entrar. Mais abaixo, o açoriano Mário mostrava aguarelas, fotografia e cianotipia e da sua galeria-garagem via-se o que os Açores têm de melhor (e não é pouco).

No bonito Jardim António Borges, ao lado de árvores que já viram passar muitas gerações, como a árvore-da-borracha australiana, Edward George fazia-nos ouvir e falava da cultura do Soundsystem, que bebia dos movimentos dos direitos civis, e de como a música jamaicana era um elo a casa (como o braguinha tinha sido para os madeirenses, e outros portugueses, no Havai), a uma casa aberta (ou uma casa com fechaduras de madeira do Corvo, cuja tenacidade é a confiança).

No âmbito do festival, conversou-se sobre lugares e geografias que não são os primeiros - não apenas geograficamente -, sobre a importância de não ser o primeiro, não querer ser, e de o assumir. Tiago Patatas explorou a memória da presença militar francesa nos Açores, sobretudo nas Flores, entre as décadas de 60 e 90 do século XX no âmbito do programa de testes de mísseis no Atlântico e nucleares no Pacífico. Ellie Ga - a artista que também dedicou a sua atenção à importância dos cagarros (cagarras, na Madeira) - referiu a necessidade de deixar de assumir sistematicamente o eu para podermos encontrar, de adoptar o silêncio para poder ouvir e de desaprender para poder trilhar caminho. Por exemplo, quantos de nós associam a calçada portuguesa com o trabalho forçado, com violações de direitos humanos a preto e branco, sob os nossos pés? Falou-nos também de Sayed, um documentário que realizou em 2015 em Alexandria, no Egipto, sobre o mergulhador homónimo que mostrava o mundo subaquático, e os milhares de pedras de farol, aos turistas. Sayed nunca se encontrara com os arqueólogos mas sabia muito mais do que eles porque mergulhava todos os dias e na sua cabeça possuía um verdadeiro mapa das ruínas. Na travessia entre as Flores - onde aprendi muito sobre os que vão, os que ficam e os que regressam - e o Corvo, num resplandecente dia, onde vimos grutas e golfinhos, pensei se aquela embarcação estivesse pejada de gente, sem documentos, sem coletes salva-vidas, e se o barco derivasse, em mar aberto, e se ninguém nos acudisse. Nesse dia, a Europa começaria ou acabaria aí, no seu ponto mais ocidental? O artista Diogo da Cruz talvez respondesse que o mar guarda tudo e que aí tudo é agora. Sejamos aqui e agora no mundo apercebendo-nos de que temos tanto verde a indicar-nos a esperança, como ouvimos do Sr. José que faz violas da terra na Costa do Lajedo, Flores, ao cantar Ilhas de Bruma.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas