MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Conselheiro das Comunidades - África do Sul

29/07/2022 08:01

Na minha opinião é premente um debate sobre o futuro das comunidades, é mesmo improtelável. Esses futuros debates, deverão ser efetivados nos diferentes países onde residem as comunidades, nomeadamente, África do Sul e Venezuela e que esses debates sejam alargados sem a presença de pessoas semostradeiras, mas sim com conhecimentos, interesse e um bom traquejo dos assuntos da sua comunidade e não com pessoas que estiveram adaptadas ao sistema e agora se escapolem quando as diversas situações que se nos apresentam no dia a dia requerem devotamento e relevância.

Numa altura em que na África do Sul, país de acolhimento de cerca de 600.000 portugueses incluindo luso descendentes, convenhamos, que estes últimos são superiores à população da RAM e deverão ser incluídos em qualquer debate. Sem eles, não há futuro para as comunidades e só assim o debate poderá ser exitoso, pleno e com a integridade que se almeja. Há que haver astúcia política com uma aproximação bastante cautelosa para que as comunidades possam beneficiar do debate e conclusões que permitam assegurar a permanência nesses países influenciados pelos seus arquitetos da pobreza ou da destruição criativa como o que vimos constatando que prognosticam o menos recomendável que podemos facilmente aquilatar o país do presente quando o comparamos com o país do passado.

Com um debate a se realizar no coração de cada comunidade evitar-se-ão potenciais distorções da situação real de cada uma delas e as conclusões a retirar serão mais acuradas e poderão ser conducentes à formação e ou eleição de parlamentares para as representarem. Não podemos ser assim, ou melhor, continuar a ser assim. Para que esse debate se possa realizar, porque é possível, na minha opinião pessoal, é chegada a hora para uma aglutinação de esforços, congregação de ideias e propostas coerentes ao invés de qualquer tentativa de fragmentação para que o debate que se requere seja uma realidade com vantagens para quem nos governa e para toda a Diáspora, e que poderá, em meu entender, ser uma boia de salvação que possamos estruturar para fazer frente a um futuro que se pretende auspicioso mas que nos dias de hoje ainda não conhecemos ao certo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas