MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

15/05/2022 08:15

Podemos agora voltar a ver-nos de novo. Creio que já estávamos saturados de só ver olhos e testas - ah e óculos embaciados. Verdade seja dita, para alguns, este regresso à normalidade foi recebido com alguma infelicidade. Para alguns a máscara serviu como escape aos infortúnios genéticos e agora terão que viver novamente à margem do status quo estético.

Para outros, que abdicam de parte dos seus vencimentos a favor de planos de saúde oral, chegou a hora de exibirem os seus maravilhosos sorrisos. Na verdade, o maior benefício do não uso de máscara, tirando as questões respiratórias, é mesmo o facto de ser mais fácil desbloquear o telemóvel com o Face ID. Ao menos poderei voltar a encontrar talões nos bolsos das calças e não máscaras. As máscaras vieram substituir os lenços de papel em todas as peças de roupa com bolsos e é uma pena acabar esta tradição, porque ao menos quando lavávamos calças as máscaras não se dividiam em milhares de fragmentos que se colavam ao tecido dos nossos bolsos. Vamos deixar de fazer aquelas paragens táticas antes de entrar em estabelecimentos à procura do utensílio.

Vamos deixar de pedir máscaras como quem crava cigarros e deixar de fazer aquela musiquinha "carteira, telemóvel, chaves, máscara" à saída da porta de casa. Acabam-se as piadas ao empregado de mesa do género "Agora com as máscaras parece que é carnaval todos os dias". A palavra covid sofrerá do mesmo infortúnio que a expressão "É a crise" continua a existir, mas já não se usa. Ao menos vamos poder voltar a usar as nossas expressões de agrado e desagrado sem termos que evidenciar em termos verbais - até agora estávamos limitados a revirar os olhos. Embora as empresas produtoras de máscaras venham a passar tempos difíceis, talvez haja uma janela de oportunidade em produtos de higiene oral - apenas uma sugestão.

Para terminar, como pouca gente gosta de mudanças e isto das máscaras passou a vício, façamos o desmame, sugiro para as empresas uma mudança de cultura e em vez das Casual Fridays, façamos a Mask Friday em todas as empresas, assim escoamos as que temos em casa. Na verdade, esperemos que estas não venham a ser precisas a não ser que venham as areias do Sahara. Por todas estas razões desejo-vos um bom domingo e "Livrai-nos do Mal" e das Máscaras.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas