O Hub de Inovação Digital da Madeira – SIH

No âmbito do Plano de Ação de Portugal para a transição digital que se enquadra no Programa Europa Digital, a Madeira decidiu criar o seu hub digital. Através de um consórcio liderado pela Arditi (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação), e que tem com parceiros a Universidade da Madeira, a StartUp Madeira, a ACIF (Câmara de Comércio e Indústria da Madeira), o Smart Energy Lab, o Cecolab – Circular Economy, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa e a Uninova (Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias), foi submetido o projeto de criação do Smart Island Hub (SIH). As áreas fulcrais de intervenção do nosso Hub são: meio ambiente e sustentabilidade, energia, administração pública, mobilidade e logística, economia circular, saúde e biotecnologia e comércio e serviços.

Os objetivos dos hubs digitais são: 1) a capacitação e inclusão digital; 2) a transformação digital das empresas; 3) a digitalização dos serviços públicos. No primeiro objetivo prevê-se a educação digital, a requalificação profissional e a inclusão e literacia digital; A transformação digital das empresas – o segundo objetivo - prevê a atração de investimento e empreendedores, estabelecendo o foco nas PME’s e transferência de conhecimento científico e tecnológico para a economia regional; no terceiro objetivo prevê-se o suporte à digitalização do sector público em conexão com a administração local e regional.

O Smart Island Hub irá aprofundar e oferecer competências em: inovação, empreendedorismo e processos de digitalização, com ênfase nas tecnologias de: Inteligência Artificial e ciber-segurança. Serão oferecidos na nossa região serviços nas categorias: test before invest (testar antes de investir) para auxiliar as empresas na experimentação, com custos/riscos nulos ou reduzidos, de novas soluções e tecnologias digitais; networking, para conexão com outros hubs e sistemas de aceleração e inovação, nacionais e internacionais; skills and traning para aumento de competências digitais das empresas e população em geral; e support to find investment – para auxiliar PME’s a ganharem financiamentos para as suas inovações.

Submetemos este hub nacional a concurso para hub europeu. Aguardamos os resultados do concurso, certos de que o Smart Island Hub é uma mais-valia tanto para as empresas e economia da região bem como para a administração pública regional.