MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Subdiretor JM

14/05/2022 08:05

Parece apenas que a maioria se juntou à minoria e também venceu o medo da covid-19. Ou seja, correndo o risco de chocar algumas mentes mais conservadoras, entramos agora numa lógica mais negacionista sustentada com a teoria da vacinação e recuperação de boa parte da população. Tudo certo. E basta que se respeite a opção de cada um. Quem quiser andar de máscara, que o faça. Quem não quiser - e muitos nunca quiseram - também merece andar na rua. Liberdade, certo?

Mascarado, no entanto, continuará o bom senso. O senso comum que deveria moldar todas as decisões, ainda para mais quando o que se decide (ou deixa-se andar) transforma o destino dos outros.

Atente-se ao exemplo - mau, atenção - que deu a Associação de Futebol da Madeira em torno do Regional de Futebol sénior. Conseguiram fazer o mais difícil: estragar um final de época com todos os ingredientes para ser memorável, ou não tivessem as quatro melhores equipas terminado em igualdade pontual!

E o que fez o organismo que tem de zelar pelo bom funcionamento da modalidade? Nada! Alimentou a dúvida e deu azo à intriga (vestiu a pele de mau adepto, como tantos que temos visto por aí), demitindo-se da decisão de explicar, com a clareza e rapidez possível, os critérios de desempate que organizariam a classificação. Ao invés de declarar e congratular o campeão regional de imediato, a associação deixou o barco andar… sem rumo. É verdade que há tempo para homologar o vencedor. Mas se um VAR que demora 3 minutos já chateia, imaginem um que dura de sábado até quarta-feira! E assim, como é óbvio, nem o vencedor declarado encontrou o reconhecimento que lhe seria devido.

VAR que é completamente dispensável para ajuizar o comportamento incorreto que tem prevalecido por estes dias no Parlamento madeirense. Todos veem que a postura não se adequa à casa da democracia. Democraticamente falando, cada um é livre de dizer o que quer. Mas andarem a falar uns em cima dos outros…

A verdade é que são eleitos e dão razão a quem diz que na política, não raras vezes, o debate público assenta na arte da ilusão - às vezes, é verdade, descamba em histerismos coletivos. Portanto, ganha quem não gagueja apesar de o discurso até poder ser menos coerente comparativamente ao dos que falam mais baixo e aos soluços. Ninguém liga ao conteúdo. Basta que a ‘máscara’ seja do agrado geral.

Com máscara ou sem máscara, (quase) todos reprovam as razões de Vladimir Putin para invadir a Rússia e ameaçar o mundo. Só que também ninguém consegue explicar muito bem como é que, num ápice, a guerra é a justificação para todos os aumentos que se verificam nos mais variados produtos. Ninguém tinha stock, outros produtores, nem meios para suster a escalada de preços. E ninguém teve vergonha de duplicar preços quase instantaneamente. Arrisco dizer que houve até quem se tenha apercebido que havia guerra quando olhou para os preços do azeite…

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas