MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

GATEIRA PARA A DIÁSPORA

10/05/2022 08:01

A 6 de Maio, fui ver uma das últimas produções de Tiago Rodrigues, o conhecido encenador português e o próximo director do Festival de Avignon, em França, intitulada Dans la mesure de l’impossible (Na Medida do Impossível). Falava-se vários idiomas mas uma só linguagem, a da reverberação: o que acontece em nós quando nos falam das possibilidades do impossível. No palco, havia o essencial: actores que são gente, mãos que seguravam as cordas que seguravam a tenda, que era uma montanha, e que era uma travessa onde o possível (países que não estão em conflito) se cruzava com o impossível (países em conflito e/ou em extrema necessidade). Havia também a música de Gabriel Ferrandini, o baterista, que reverberava em nós por debaixo da tenda. Esta peça inspirou-se de relatos de trabalhadores da ajuda humanitária da Cruz Vermelha e dos Médicos sem Fronteiras. É urgente mobilizar o que esta peça, e o impossível, fazem reverberar em nós.

A Haus für Poesie (Casa para Poesia), na Alemanha, organizou dois dias depois um sarau cultural e convidou vários poetas. Alguma da poesia chegava directamente da guerra, da Ucrânia. As atrocidades não podem parar a poesia pois é imperioso responder ao questionamento de Adorno sobre se se deveria escrever poesia depois de Auschwitz que não só se pode como é imperioso fazê-lo. Seria uma dupla violência se não o fizéssemos. Havia também um poeta sírio - que vivia na guerra, ainda que na Europa -, um poeta moldavo - que só conseguia escrever sobre a guerra mesmo quando começava a escrever sobre outra coisa qualquer. Falava-se de poesia e, a dado momento, perguntou-se se o marido da poetisa, se os pais, se os animais domésticos, em suma, se a poesia-de-cada-dia-nos-dai-hoje estava a salvo? De repente, apareceu-nos Lyuba Yakimchuk. Disse-nos que a guerra mudou as palavras: luz já não era a luz, mas um alvo para os soldados russos, e que a literatura era sempre perdedora e a realidade ganhadora na guerra.

A 9 de Maio, vejo a caminhada do Presidente Putin em Moscovo por ocasião da celebração da vitória na «Grande Guerra Patriótica» (como é apelidada a II Guerra Mundial na Rússia), cujo pensamento - disseminado nessa região do mundo - de o povo russo ter sido o único a contribuir para a derrota do nazismo deve ser contrariado. O presidente, o ministro da Defesa e alguns antigos combatentes têm cravos, vermelhos como os nossos, mas sem o mesmo olor. Algumas dessas flores foram depositadas em monumentos em memória de grandes batalhas - e muitos mortos - nessa guerra, tendo algumas delas ocorrido na actual Ucrânia, locais que agora estão sob controlo russo ou resistem.

No impossível, falar-se-á a linguagem daqueles que embrenhados na guerra advertem para que não a deixemos entrar em nós. No (im)possível, espero que se fale a linguagem dos cidadãos, muitos deles jovens, que se reuniram para apresentar, no Dia da Europa, os resultados a que chegaram no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, para que esta faça reverberar a paz em nós, caso contrário não haverá futuro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas