MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogada

21/01/2022 08:00

A minha infância, como qualquer outra, também teve os seus velhos e também aqueles que aos nossos olhos, já filiavam o clube da geriatria, mas, que a bom ver, teriam as nossas idades agora.

Zé Pinheiro. O nosso vizinho do lado, já por cá referido algumas vezes. Vivia sozinho, cultivava a terra em redor de casa e tinha uma particularidade deliciosa: era fanhoso, daquela boca só conseguia entender "ua tadi" (boa tarde). A minha mãe entabulava conversas inteiras com ele e sou obrigada a confessar que, por vezes, me sentia de lado, por entre um dialeto só entendido entre ambos, como se falassem em código. Agora sou levada a acreditar que, se calhar, a minha mãe também não percebia metade do que o homem dizia, na verdade as conversas eram duma profundidade que ia do estado do tempo, à temperatura, ao estar de dia ou de noite. Suspeito…

Senhor Marcelino. Outro dos senhores que sobrevivera à mulher e vivia sozinho. Sozinho como quem diz, com o seu cão. Foi dos primeiros a partir, deixando o Bobi para trás, de bolsa vazia. Bobi companhia de todas as horas de Marcelino tinha uma coleira muito especial, com uma bolsa de couro ao pescoço onde o seu dono introduzia uma carcaça, ou papo-seco, ou pão da venda, que seria a sua matina. Todos os dias Bobi descia o caminho do Pinheiro a alta velocidade com a bolsa recheada a badalar ao pescoço seguido de Marcelino, vagaroso, a pontear a sua bengala. Ao entrar na vereda da sua casa parava e esperava qual sentinela, de papo-seco ao pescoço. Ali soube o que significava lealdade canina, que se saiba, Bobi nunca se deixou trair pelos aromas do pão fresco ali mesmo, por baixo do focinho.

Manuel da Limeira. O homem acompanhado do som de arrasto. Manuel da Limeira andava sempre descalço, a sua sola tinha pelo menos um centímetro de calo que eu bem sei, pois via-o quase todos os dias sentada na soleira da porta a passar, quase ao nível dos meus olhos ainda desprovidos de miopia ou astigmatismo. Nunca vi aqueles pés calçados, mas, a sola, ah, aquela sola além de impermeável, antiderrapante e todo-o-terreno, era capaz de dar a tração óptima aos troncos, paus e palhas que arrastava às costas. Sempre apressado, como que a dar balanço à carga cumprimentava com um: "boa", que completava já uns bons metros à frente: "tarde". Sempre descalço, excepto quando lhe vestiram a última indumentária. Fosse por ele, ia descalço.

Senhora Agostinha. Minha querida Senhora Agostinha, viveu a vida toda como se a cumprir um voto de pobreza, na maior das frugalidades, tão espartana que quem a visse não adivinhava a fortuna que acabaria por deixar. Senhora Agostinha tinha o triste hábito de apanhar lagartixas num balde com água a ferver, as únicas ocasiões em que me pôs a correr de lá para fora aos gritos. As tardes moles no balcão da sua casa, de unhas espessas ao léu e olhar feliz pela nossa presença, foram o mais próximo que tive da experiência de ter avó.

Foram os velhos da nossa infância. Ajudaram a criar esta geração que, com pressa, se vai tornando, agora, avó. Habitam a nossa memória como monumentos à vida, vivos porque cravados na existência efémera da vida que nos foge por entre os dedos, sem darmos por isso.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas