MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Antropóloga / Investigadora

6/12/2021 08:00

Esta é aquela altura do ano que, no que toca a emoções, não deixa ninguém indiferente. Época adorada por muitos, mas, ao mesmo tempo, símbolo de saudade e de nostalgia para outros.

Certamente, esta forma tão diferente de sentir o Natal articula-se com as vivências e circunstâncias de vida de cada um, com o significado que se atribui a esta quadra e com as palavras e significados que nos foram sendo transmitidas ao longo dos tempos.

Pensar neste Natal que hoje vivemos - tempos difíceis, de grande incerteza e imprevisibilidade devido à "guerra" que atravessamos - trouxe-me à memória as histórias e peripécias natalícias que a minha avó contava…

Nos anos 50, na cidade de Machico, a minha avó esperava ansiosamente pelo dia 25 de dezembro, o dia da Festa. O Natal, sendo vivido por toda a família, era a época tão festejada e tão desejada em qualquer região de Portugal, tal como na Pérola do Atlântico. Todos viviam "obcecados" pela ideia da euforia do Natal: as crianças e os jovens, ansiosos, contavam os dias para a chegada da Festa; os adultos e os chefes de família, tudo preparam para que nada faltasse nesta alegre quadra; e não esquecer a preparação do repasto natalício, servindo os pratos tradicionais, como a famosa carne de vinho e alhos, juntamente com as semilhas, as torradas e o pão; o assado de carne de porco com as batatas douradas e o cuscuz e as iguarias e os bolos típicos madeirenses.

Neste dia, a minha avó e os seus irmãos aguardavam ansiosamente para abrir os seus presentes. E todos os anos, não fugia a regra, recebiam a mesma oferta: um apito e um balão. Vibravam de alegria quando abriam o presente. Adoravam aquela prenda. E mal podiam esperar para brincarem todos juntos com o apito e o balão. Mas, inexplicavelmente, BOOM! O balão arrebentava pouco tempo depois! Durava minutos o que para uns era um desgosto. No entanto, isto não impedia que a brincadeira continuasse. E prosseguia… Convidavam familiares, vizinhos e amigos e a Festa durava dias e dias. Era uma verdadeira alegria e euforia pela casa!

Os anos passaram e para trás ficou a infância e as recordações de um outro tempo. Todos os anos, a minha avó conta esta mesma história e vejo o brilho de felicidade no seu olhar ao viajar ao passado e recordar o apito e o balão… Ao seu tempo de criança e de infância… e a uma outra época. Mas, por outro lado, vejo um olhar melancólico, ao se lembrar dos seus familiares que já não se encontram entre nós.

Estas memórias não são minhas, é certo, mas acredito que serão certamente partilhadas com muitas outras pessoas. Porque falo de memórias de outros tempos, talvez até conturbados e difíceis, por um lado, mas muito alegres e felizes, ao mesmo tempo.

São memórias de tempos parcos, onde as palavras "Natal" ou "Festa" não rimavam com abundância ou riqueza. Não existiam consolas ou telemóveis, mas sim convívio, animação, risos e gargalhadas entre todos, sem exceção.

Este ano, nesta época natalícia e nestes tempos duros que vivemos, decidi partilhar estas lembranças da minha avó… histórias e peripécias de tempos que parecem tão distantes. Mas não são.

Todos nós temos uma história caricata de Natal… algo marcante ou tradicional, um modo de estar e sentir diferente, mas que que retratam a nossa Ilha da Madeira. Basta procurarmos no nosso baú de tesouros para reviver momentos que se encontram ainda esculpidos na nossa retina!

Feliz Natal!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas