MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Directora Business Development

4/12/2021 08:01

Quantas vezes ouvi estas palavras ditas pela minha própria mãe quando estava a crescer e desafiava insistentemente uma regra imposta pelos adultos. Mas porquê? Porque não?

Perante a minha percepção do mundo de outrora, desdenhava aquela profecia, pensando para mim mesma que aquilo não fazia qualquer sentido.

Quantas vezes me senti injustiçada ou incompreendida pelos adultos e afirmei para mim mesma que não repetiria os mesmos comportamentos, nem imporia as mesmas regras "absurdas" quando chegasse a minha vez!

Agora, até sinto vontade de rir perante tão ingénuas e vãs promessas.

Hoje sou mãe de quatro crianças pequenas e já perdi a conta de quantas vezes soei exatamente como a minha mãe ao falar com eles, parecendo um eco a atravessar o tempo.

"Estás pagando" diria a minha vizinha retirando um certo prazer sádico à situação ao ver-me hoje neste papel materno a tentar sê-lo sem repetir algumas exatas frases ditas pela minha querida e incompreendida mãe.

É curioso como a nossa educação se impregna em nós e a Psicologia explica porque isto acontece. A voz dos nossos pais, quando estamos a crescer, nossas figuras primárias de referência, afetos e amor torna-se pois na nossa voz interna.

Aquilo que dizemos aos nossos filhos sobre eles, de bom e de menos bom, torna-se uma verdade absoluta. E aqui reside um perigo muito grande.

Na grande maioria das vezes damos por nós a repetir inconscientemente os padrões comportamentais a que fomos expostos na nossa infância, não só com os nossos próprios filhos como em outros relacionamentos.

O vínculo com a figura primária, a forma como fomos cuidados, amados, rejeitados… os diálogos que foram realizados connosco e até os rótulos que nos foram postos viajam connosco até à nossa idade adulta e emergem, sob a forma de confiança inabalável ou insegurança, capacidade de iniciativa ou inibição, medos ou coragem.

Emergem também com toda a força do inconsciente sob a forma de gritos, intolerância e por vezes até raiva perante os conflitos com os nossos próprios filhos. Atitudes estas que nos envergonham muitas vezes e nos fazem carregar uma culpa atroz por querer fazer diferente, por querer fazer melhor.

Recebo muitas mães que se sentem assim. Envergonhadas, carregando um grande peso dentro de si e sentindo-se insuficientes como mães.

A boa notícia é que é possível fazer um trabalho para alterar estes comportamentos indesejáveis. E a chave desta mudança no relacionamento com os nossos filhos começa mesmo em nós. Eu sei, parece um clichê e é uma verdade escancarada.

Quando começamos a aceitar-nos como somos, com as nossas imperfeições, o mundo à nossa volta começa a mudar.

Quando nos perdoamos pelos erros cometidos e substituímos a culpa por responsabilidade, um pouco a cada dia, o mundo à nossa volta começa a mudar.

Quando percebemos que nós somos importantes e merecemos tempo para nós, o mundo começa a mudar.

Tu mudas e o mundo muda contigo.

Reencontras-te, sentes-te mais leve. Ganhas consciência do tipo de mãe que queres ser e se as tuas acções no dia a dia estão a aproximar-te dessa visão.

Recuperas a tua criança interior e leva-la para brincar com os teus filhos e é tão bom!

Compreendes que os teus pais deram o seu melhor e agradeces-lhes e começas a perdoá-los pelas formas inconscientes com que te magoaram.

Começas a perceber que tu és a adulta agora e que podes e deves cuidar da tua criança interior.

Percebes que podes delegar. E que está tudo bem em pedir ajuda e em não ser capaz de fazer tudo bem. Exatamente porque não é suposto isso acontecer. Porque não és perfeita.

E como dizia o psicanalista Winnicott: não tens que ser perfeita, só tens que ser uma mãe suficientemente boa.

Por isso descansa. Alguns gritos e ameaças de que "um dia vais entender!" também fazem parte da equação da maternidade real, perfeitamente imperfeita.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas