MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

30/11/2021 08:00

Haviam morrido quatro jovens após consumir essas drogas alternativas, legais e impunemente colocadas ao dispor a baixo preço. Tínhamos assistido a 190 internamentos na Casa de Saúde de São João de Deus, alguns deles com danos irreversíveis, com perturbações psiquiátricas e com o aparecimento de esquizofrenias e outras psicoses.

Era um esforço do Parlamento da Madeira para acorrer a uma situação para a qual o país não ligava nenhuma e sobre a qual não mostrava vontade de desenvolver qualquer ação.

Entretanto quem produz estas substâncias vai procurando contornar a lei. Em 2019, o Observatório Europeu da Droga e das Toxicodependências monitorizava 790 novas substâncias abrangendo diversas drogas.

Em março deste ano a Assembleia Legislativa da Madeira apresentou uma proposta de lei à Assembleia da República, sobre a inclusão das novas substâncias psicoativas na lei de combate à droga - uma forma de procurar fazer com que seja mais rápida a publicação e atualização das listas onde se identificam estas substâncias psicoativas.

Sobre este tema, infelizmente vemos muito pouco empenho por parte de quem tem a competência legislativa - a Assembleia da República.

Não deixa de ser compreensível toda a falta de interesse de certos partidos em Portugal, como o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda, em tomarem alguma iniciativa que se veja para combater esta verdadeira tragédia. A de ter droga vendida a preços baixos, que rasgam vidas e as deitam, muitas das vezes, para o fundo de um poço sem retorno.

O Partido Socialista é um dos que se vangloria de ter promovido a descriminalização da posse e do consumo de drogas em Portugal.

Com isso as esquerdas ficaram todas contentinhas porque finalmente a nação seria um espaço de modernidade. Para eles!

O ex-ministro socialista, Pedro Silva Pereira escrevia num seu texto de elogio à "droga fácil portuguesa" o seguinte: "a descriminalização da droga cumpriu, pois, os seus desígnios humanistas: foi eficaz na luta contra a toxicodependência e fez de Portugal uma sociedade mais justa."

É graças a esta lei que uma pessoa pode passear-se com as "doses para consumo próprio", sem ser importunada. Se for apanhado a consumir em público leva uma multa, coitado.

As esquerdas em Portugal ficaram todas felizes porque acabaram com o crime de ser apanhado com algumas doses de droga na rua.

Assim, um traficante que circule com poucas doses na rua pode sempre argumentar que são para o seu consumo.

Ele não trafica. É sim um cidadão protegido pelo Partido Socialista e demais esquerdas, para circular com drogas na rua.

Assim as autoridades policiais são impedidas de o deter. Os protegidos do socialismo fazem troça dos agentes e sabem que no máximo terão de responder a umas perguntinhas e depois mais nada poderá ser feito.

Logo estarão libertos para a sua tarefa de traficar, a coberto da legislação de Portugal.

Com isto, o que poderíamos esperar que fosse feito pelo governo das esquerdas para combater as drogas sintéticas?

Eu não esperava nada!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas