MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Diretor

9/10/2021 08:05

Primeiro foram reduzidas as horas de recolher obrigatório. Pelo meio voltámos às escolas e aos restaurantes em grupos maiores. Depois caiu a obrigatoriedade do uso das máscaras na rua. Voltaram os turistas em barcos e aviões. E para a semana, espera-se a reabertura das discotecas.

Mas é claro que não são as discotecas que trazem tanta gente tão expectante e contente. Há milhares de pessoas que não lá vão há décadas. O que causa este frenesim é que a reabertura das discotecas e o fim do recolher obrigatório pressupõem a queda da última barreira que nos separa do antes da covid.

Dito de outra forma, estamos a poucos dias de acabar o intervalo da vida em sociedade tal como a conhecíamos. O que nos passa pela cabeça é uma conta simples: se podemos ir às discotecas, podemos voltar a outros normais. Podemos certamente diminuir as atitudes de distanciamento social. Tomar a bica ao balcão. Apertar a mão do outro e guardar no fundo da gaveta do armário das memórias os desengonçados cumprimentos de cotovelo.

Nestes cerca de 20 meses aprendemos a viver de forma diferente. Apreendemos novos hábitos. Conhecemos o distanciamento, as máscaras, os relatórios diários, os isolamentos. Aprofundámos o teletrabalho e recuperámos o telensino. Lidámos com testes de zaragatoa, com apoios, subsídios e moratórias. Agora, está na altura de, sabendo tudo isso, voltarmos a encarar os riscos da vida sem quase nada disso.

Ainda não há tempo suficientemente distante para se olhar para trás e perceber exatamente o que aconteceu no mundo. Mas, por cá, houve algumas alterações que já podemos ir enumerando. Entre elas, destaca-se a do reforço da cultura do assistencialismo. Dos apoios a rodos. Dos subsídios. Das ajudas a quem precisa e a quem não precisa também. Foi o tempo em que a mão do Estado amparou quase todos. E o Estado multiplicou-se a apareceu-nos sob a forma tradicional dos governos, mas também através de outros níveis de poder. Das câmaras e das juntas. E até de outros poderes paralelos que distribuíram ajuda como nunca, mesmo a quem não pedia nem precisava.

Mas essa política de esperar ajuda não pode ser modo de vida. E muito menos para toda a vida. Não faz sentido continuar a haver tanta falta de trabalhadores e tantos desempregados à espera de trabalho. O que se passa, sobretudo no setor da restauração, é algo impensável. É mesmo inacreditável ver tantos restaurantes que voltaram a ter casa cheia com tanta falta de gente para trabalhar.

A tão desejada ‘libertação’ não é apenas deixar de usar a máscara na rua e poder circular dia e noite. É também responsabilização, pessoal e coletiva. E vem acompanhada com os conselhos a definir pelas autoridades de saúde e os riscos inerentes a um regresso ao que era antes, o que determina o fim de algumas exceções.

O que está a acontecer nos últimos meses são diferentes níveis de Estado a sobrepor-se aos cidadãos. A criar uma espécie de moratórias sob a forma de políticas sociais ao desbarato.

O que está a acontecer é ajuda sem critério para consumir sem vincar a necessidade de produzir.

O que está a acontecer é a negação da importância do trabalho. Durante este intervalo na vida em sociedade ficou demonstrado que, afinal, é possível viver sem trabalhar. Esse facilitismo contraria em absoluto tudo aquilo que foi ensinado a várias gerações antes da covid.

Se vamos mesmo voltar ao que era antes, talvez seja importante lembrar que, antes, era preciso trabalhar.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas