MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Psicóloga

2/10/2021 08:01

A aterragem é "perfeita", o clima é esplendido, a simpatia é de um povo que nos deixa encantados, a limpeza da cidade e o ar que respiramos… falam connosco para ficarmos.

Qualidade de vida de uma terra que se deseja VIVER.

Enquanto passeias pelo alcatrão, continuas a avistar o que de cima te admirava. Decides subir, decides ficar, decides perguntar, decides VER.

Entre ruas e veredas, Impasses e caminhos, tem trilhos e cadilhos. Sobes 89 degraus (quando não são mais), irregulares que dão acesso a atalhos de terra batida. Verificas, que a qualidade de vida que do cimo te iludiste haver, era apenas uma ilusão.

A cidade é o encanto, contudo, em toda a ilha há também cidades escondidas. Escondidas para alguém aceder a um "teto", ou a uma casa ou apenas a um sítio para tirar a sua subsistência na agricultura.

Lá, onde subi, vi pessoas sem condições de habitação, vi solidão, vi idosos acamados, vi crianças que demoram horas para aceder a um transporte escolar, vi revoltas e vi que pelos trilhos as ambulâncias não sobem, os bombeiros suam e correm para chegar a tempo de salvar uma vida, vi, que não sei onde vivo. Perdi-me por ali.

A transparência de olhares tristes mostravam o que lhes sobrava, olhar a foto de alguém que já partiu, a companhia que lhes restava. De uma forma subtil, falavam da perda, da ausência de quem partilhou uma vida e que agora, nada existe, nem mesmo ao redor. As cicatrizes de uma vida difícil, de uma agricultura sem acessos, de trilhos arrastados pela força da natureza, fazem com que tenham de agir com cautela. Muitos resgatam as pequenas forças que ainda existem, outros desistem simplesmente. Quando o sol brilha, ainda sonham, quando a chuva surge choram com ela. Dali, no cume, há gente que é nossa gente, que EXISTE, que precisa de saber onde vive e não apenas avistar o que de baixo é apenas uma ilusão.

Compromisso? Responsabilidade? Transparência? Não sei onde vivo. Quero, que quando subir uma estrada mesmo sem estrada, subir 89 degraus, andar por terra batida, encontrar uma vida que seja vivida na transparência, no compromisso e na responsabilidade que um dia lhes foi prometido.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas