MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Socióloga

21/09/2021 08:01

No site https://unicef.pt/covid-regresso-as-aulas existem dois vídeos, com mensagens curtas e claras dirigidos, respetivamente às crianças e aos jovens no regresso às aulas, sobre os cuidados a ter face ao vírus da covid:

1. Para as crianças no regresso à escola

2. Para os jovens no regresso às aulas

Hoje estamos todos mais preparados, protegidos e equipados para enfrentar o vírus. Aqueles que por receio, falta de informação ou insegurança recusaram fazer a vacina, a mensagem que queremos transmitir é que ainda vão a tempo de o fazer. É fácil, é seguro, é simples, demora pouco poucos minutos, pode salvar vidas e é um dever de cidadania. Uma população vacinada é uma população protegida. E já que temos esse privilégio há que aproveitá-lo, porque infelizmente há países onde as suas populações continuam à espera desta oportunidade.


Alcançar o sucesso no estudo

Durante os doze anos de escolaridade que vão do primeiro ciclo à conclusão do ensino secundário o ambiente é de certo modo protegido e os alunos sentem-se apoiados. Contudo, a entrada no ensino superior traz consigo mais responsabilidades e autonomia exigindo que cada aluno crie a motivação necessária para mante o foco nos objetivos.

Todos os alunos têm em comum o desejo de obter bons resultados, de ter sucesso e de alcançar os seus sonhos.

Irão ocorrer, muitas vezes, apelos às distrações; só depende de cada aluno, manter os objetivos bem definidos e a necessária perseverança.

Para alcançar o sucesso algumas dicas podem ajudar:

• Ir sempre às aulas e nunca ceder à tentação de fazer gazeta

• Tirar apontamentos e fazer esquemas da matéria importante

• Praticar através dos exercícios. Não chega ficar pela teoria.

• Fazer um horário para uma gestão eficaz do tempo. Planear tempos de estudo, definindo um horário e mantendo-o

• Estabelecer prioridades após conhecer os prazos e data de entrega dos trabalhos, dos testes e dos exames e planear a sequência do estudo

• Esclarecer as dúvidas com os professores ou com os colegas

• Praticar exercício físico regularmente para libertar o stresse

• Manter um sono recuperador e uma alimentação equilibrada

• Cultivar boas amizades porque é sempre bom partilhar objetivos, socializar e sentir a compreensão e empatia dos amigos

O segredo do sucesso está no planeamento para conseguir conciliar a vida de estudante com as atividades de uma vida normal e saudável. Estudar com método e não necessariamente em quantidade é uma boa dica. O importante é usar o tempo com critério evitando perder tempo com distrações. Manter o empenho e o esforço. Sem trabalho não há sucesso nem bons resultados. Há alunos inteligentes que trabalham pouco e ficam aquém dos resultados que poderiam alcançar, e outros alunos, que apesar de menos inteligentes, mas sendo muito trabalhadores chegam bem longe.

Bom regresso às aulas, bom ano letivo e sucesso para todos!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas