MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Directora Business Development

20/09/2021 06:56

Contudo e infelizmente, tenho muitas reticências em relação a todo o processo de campanha eleitoral para eleição dos poderes locais, que deveria ser mais informativo e explicativo - cada plano de trabalho dos candidatos para cada localidade, o que pretendem exactamente fazer durante os quatro que se seguem e em que medida irão valorizar as localizaç?es para o qual estão a ser eleitos. Trata-se da eleição dos corpos dirigentes das câmaras municipais e juntas de freguesia, que irão gerir, bem ou mal, o dinheiro pago em impostos por cada português, para além das avultadas quantias recebidas em fundos comunitários.

Creio que existe um aproveitamento estratégico, do desinteresse geralizado dos portugueses em relação à política em Portugal. Estamos a falar de eleições de proximidade, dos poderes locais, de cada câmara municipal e junta de freguesia, estamos a falar das eleições para o poder junto do povo e mesmo assim a grande maioria dos eleitores não tem conhecimento sobre o programa de trabalhos que o candidato que irá levar o seu voto no domingo, pretende realizar. Esse mesmo eleitor tem concerteza uma caneta ou uma bandeira do seu partido em sua casa, ou de vários partidos, porque canetas nunca são demais, um bloco de notas que irá para sempre ficar vazio de ideias e de apontamentos. Basta-lhe ter visto o candidato durante o corrupio da visita à sua localidade em que este simplesmente lhe disse "No domingo não se esqueça, vote em nós." e aponta para a bandeira do partido, para o caso do eleitor não ter reconhecido o digno candidato ou o partido que representa, mas possa ao menos reter a mensagem visual do logotipo do partido politico e manter essa imagem até ao momento em que estará no domingo, em frente ao seu boletim de voto e possa exercer cegamente e de forma pobre em termos de clareza de conteúdo, o seu poder e o seu direito de voto.

Campanhas eleitorais claras, planos de trabalho elaborados em consonância com as necessidades das populações - que se oiçam as suas gentes, que se promova a discussão nas comunidades, peçam a opinião dos locais, confiem nas suas vivências, afinal são eles os filhos da terra. Elaborem planos e medidas de actuação que vão de encontro com os problemas que encontram quando sondaram mais de próximo os seus eleitores, nas áreas da saúde, da educação, lazer, como fomenter a criação de emprego local e assim combater a desertificação das terras pequenas e tantas outras áreas que farão a diferença no dia a dia de cada localidade em Portugal. Trabalhem possíveis soluções para cada problema das povoações e exponham os vossos planos durante as campanhas eleitorais, mostrem aos vossos eleitores que conhecem os seus problemas e que estão com eles para construir um futuro melhor. Substituam os milhares de cartazes politicos espalhados por todo o país, com fotos de candidatos vazios (que para além de destruirem a paisagem de quem visita, são muito caros e desnecessários), substituão por boletins explicativos do trabalho que pretendem fazer e expliquem porque são merecedores da confiança de cada eleitor.

Uma campanha eleitoral mais participativa, com quem vive nas localidades e com quem investe nessas mesmas localidades - alterar já a lei de voto e permitir que os emigrantes portugueses pelo mundo, que investem em Portugal, possam ter uma voz ativa no dia das eleições e possam também eles decidir quem deverá gerir os impostos, que também pagam em Portugal.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas