MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Farmacêutico Especialista

19/09/2021 07:05

Achamos que vamos viver para sempre, que nós vamos eternizar, neste mundo!

Vivemos com um amanhã garantido, queremos sempre mais, sempre melhor, mas desconhecemos a semântica do signo, o que é melhor? O que é mais? O que é o amanhã?

Distraímo-nos em busca do nada, do material, do luxo, do prazer de um luxo, mas no fundo o que é um luxo? Uma casa sumptuosa, um supercarro, roupa de estilista, sapatos de designer, acessórios de excepção, tudo impossibilidades para o comum dos mortais, a criação de objectos de desejo, é uma das especialidades da sociedade e aqui reside a verdadeira questão. A sociedade do capital pelo capital, que cria e vê-se inundada de desejos, ou seja, a relação tripartida do homem com o objecto, imagem e valor que a sociedade que lhe confere, et voilá, duma forma ligeira, temos o desejo numa visão Hegeliana da questão.

Vivemos de estímulos, e evoluímos com os mesmos, mas são os estímulos de vontade interior que nos fazem atingir a Paz, essa sim um luxo, essa relação harmoniosa do eu interior com a vida concretizada, vivida, definição de Felicidade se quisermos, apesar de particularmente considerar a Felicidade um conceito perigoso. Atenção, um luxo não é também estar somente vivo, mas sim vivenciar a vida, senti-la, Honoré Balzac "racionar onde é preciso sentir é próprio das almas incapazes", estar presente na sua vida é tão incomum, pensar que se o amanhã não vier vivemos e sentimos o hoje, viver sem o peso do amanhã, elimina da equação, o fim.

Um luxo é um sorriso de uma mãe, o seu colo, o sorriso de um filho, o sorrir com o nada e sentir ter tudo, é sentir o vento na face, partilhar o ar respirado, sentir na pele o raio de sol, é sentir fazer parte do mundo, de um desígnio superior, a única forma de nos eternizarmos é no Amor pois esse não conhece limites!

É preciso saltar fora da roda do hamster que é a nossa vida, não viver para um amanhã que pode não chegar, não viver para morrer noutro dia, fugir da ilusão de que vamos mais longe, mais alto, mais rápido, o tempo é o nosso maior aliado aproveite-o sabiamente, observe o mundo à sua volta, saia do mesmo para obter perspectiva e contemple a vida, depois sorria e agradeça a oportunidade de estar cá! O amanhã é uma ilusão criada para escapar ao embate com o fim, vivemos para um amanhã, para que o embate com o fim não se faça hoje, vivemos para o amanhã de maneira a não termos de o questionar, nesta vida só de futuro encontramos vários problemas de índole existencial, o fim já mencionado, mas também o lidar com os amanhãs que não se concretizaram.

Não há dúvida que o amanhã permite o sonho, e que é no amanhã que reside a esperança que sustém o sopro de vida que nos impele, este amanhã tem de ser constituído em vontade e não desejos, e tem de ser tão leve e consciente da sua efemeridade, pois só assim eliminamos o Fim da equação existencial e atingiremos a Paz necessária.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas