MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

12/09/2021 07:59

Obras imortais como "I Promessi Sposi" (Os Noivos) de Alexandre Manzoni, a propósito da peste que mortificou o norte da Itália nos anos 1629-31, ou o livro "La Peste" de Albert Camus, na epidemia da cidade argelina de Oran, em 1849, leva-nos a interrogar-nos sobre a natureza e o destino frágil da condição humana. Viver nos tempos da "corona vírus" leva-nos a refletir como se promove a saúde dos cidadãos da humanidade e do nosso planeta, não apenas agora, mas como nas outras pandemias, no caso do Aids, da tuberculose ou da malária. Nos anos da corona vírus, graças a Deus, o amor, a dedicação, e a responsabilidade de enfermeiros, médicos, e tantas outras pessoas, apresentaram a Face Luminosa de uma classe de profissionais e voluntários, que honram a dignidade da pessoa humana e merecem o nosso respeito e agradecimento sincero.

Os números são aterradores, julga-se que no ano 2019, cerca de 38 milhões de pessoas no mundo tiveram o vírus HIV; em 2018 mais de três biliões de pessoas estiveram em perigo de transmissão da malária e 92 países do mundo, principalmente na África ao sul do Saará com 435.000 mortos, dos quais 61% por cento, eram crianças. A Organização Mundial de Saúde, onde se encontram estes números, fala de 10 milhões de pessoas que adoeceram com a tuberculose em 2018, com mais de um milhão e 200.000 mortos, sendo 11% de crianças e jovens com menos de 15 anos.

Todos estamos em risco de contrair infeções e difundi-las noutras pessoas, como vítimas e difusores de infeções. Uma outra dificuldade semelhante é o ambiente e as condições de vida no Planeta ameaçado, não de um vírus, mas do nosso estilo de vida. É trágica a ironia das doenças contagiosas, o que é infetado torna-se aquele que infeta, mostrando a falsidade de atribuir a culpa a um outro.

O bem da saúde é pessoal e social, individual e coletivo, local e global. Não podemos deixar de ocuparmo-nos da saúde dos outros, pensando que o que conta é apenas a nossa saúde individual. A fé cristã defende a urgência de promover a saúde como bem pessoal e social, para qualquer pessoa do Planeta, para as gerações atuais e para as do futuro.

Não podemos culpar Deus pela responsabilidade do que acontece no mundo, Deus não nos pune pelos nossos males ou pelo nosso pecado, pessoal, social e estrutural, sob forma de epidemias, embora nem sempre se falasse desta maneira. O Deus da Bíblia é o Emanuel, o Deus connosco, misericordioso, cheio de compaixão, que nos acompanha em toda a nossa vida, que toma sobre Si os nossos pecados, é criador e recriador, cura e liberta a criação e as criaturas, respeita a liberdade humana como a do universo. Pensar de outras formas e criar imagens idólatras de Deus, apresentando a" justiça divina" feita à nossa imagem e semelhança. A cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo convida-nos a contemplar Jesus Cristo, morto e ressuscitado por amor de cada um de nós e de todo o mundo, reviver à luz da sua graça e ressurreição, que nos acompanha agora e sempre, mesmo quando não pensamos n’Ele, nem na caridade para com os nossos irmãos, principalmente os que sofrem, sem terem junto de si um Bom Samaritano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas