MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Médico-Dentista

2/05/2021 07:00

Era assim. Pedia-se, cantando. Fazia-se música. Ficava no ouvido. Acatava-se. Quanto mais não fosse, para ouvirmos uma e outra vez tão bela melodia. 

Agora não. Alteram-se uns acordes. Mudam-se as letras. Não se canta. Vocifera-se. Não acreditam? O que acham que quis dizer o senhor Presidente quando, ao mesmo tempo que alargava o horário de circulação, soltou um “não tenho problema nenhum em fechar tudo outra vez”? Ou um, em ritmo de refrão para ser bem interiorizado, “desconfinar não é abandalhar”? Era música, meus amigos. Era música. O nosso pianista estava a ensaiar uma nova versão da canção de Carlos Ramos. Pessoalmente, não apreciei o registo nem o tom. Preferia, sei lá... Um:

 

“Não venhas tarde!”

Diz o Presidente com carinho.

Se não queres que ele te aguarde, 

É bom que chegues cedinho.

 

“Não venhas tarde!”

E eu peço ao CDS que no fim

Não se faça de covarde

E devolva o pilim.

 

Sim, porque o nosso senhor Presidente não tem mãos a medir. Para além de confinamentos, também tem que tentar gerir eventuais crises políticas da coligação. Ainda um destes dias o ouvia dizer “é bom que a Procuradoria esclareça toda esta questão”, numa referência ao inquérito aberto a seis membros do Partido Popular. Bom, Sr Dr!? Isso não é bom. É muito bom! Mais. Se eu não tivesse medo de escrever, acrescentaria que era óptimo que se tirasse a limpo, não só esta, como muitas outras histórias. Há delas que são do Arco da velha.

Outro enredo que não lembra a ninguém é o do professor que foi suspenso e agora viu ser-lhe devolvida a razão pelo Supremo Tribunal. Mas então manda-se um docente para casa com uma mão à frente e outra atrás? Sem vencimento? Por 180 dias? 6 meses? Meio ano? Bonito serviço. A sorte deste senhor foi ter uma sogra como eu não tenho. Caso contrário teria passado por dificuldades. Pessoalmente fico feliz pelo desfecho. Agora só espero que consiga suspender também a actividade de quem o “encostou”. Sempre devem ganhar mais do que um professor. Ah, dinheiro mal gasto! Mas vá. Pronto. Por outro lado, tenho que confessar que fiquei surpreendido com a postura do Diretor Regional da Inspeção Regional da Educação. Fez o que poucos fazem. Colocou o seu lugar à disposição, imediatamente. Agora para não o terem deixado sair, será que seguiu o exemplo e decidiu cantar? Já sei... Trauteou um “vou levar-te comigo”. Remédio santo. Fica logo tudo na mesma. E, no fundo, entende-se. Vamos agora arranjar problemas para quê? O professor já vai ser reintegrado. O “cadastro” vai ser limpo. Vai receber, possivelmente, com retroactivos. Quiçá ter direito a uma indemnização. Vai poder devolver à sogra o que é de sogra. E vamos agora desafinar? Logo agora?! Não! Siga a música.

Quem parece estar a pedir música também é o Representante da República. Então o senhor não ousou admitir que “o recolher obrigatório, num cenário de calamidade, pode suscitar dúvidas que o Tribunal Constitucional tenha de clarificar”. Caro Dr Irineu, ponha-se fino. Se começa a falar muito, arrisca-se a ser trancado no Palácio de São Lourenço. E o pior é que depois corre o risco de ficar lá esquecido para sempre. Sei lá eu quem é que vai dar pela falta?!

Por isso, o melhor é não fazer barulho. Imitar o seu homónimo de sobrenome. Faça-se de morto. Finja que não se está a passar nada.

Não. Cantar não é opção. Nem pensar. “Soltem os prisioneiros” está fora de hipótese. “Chamem a polícia” muito menos.

É que eles andam ocupados a camuflar radares em tudo o que é lado. Já há tempos alertei para o caso. Mas agora está pior do que nunca. Ele é no meio do silvado. É em cima de muros. É a meio dos carros. Só estou com medo que, com tanto esconderijo, qualquer dia se lembrem de o meter num sítio onde o sol não brilha. Esqueçam. Estou a lembrar-me agora que já o enfiaram lá também. Sim, há dias estava dentro de um túnel.

 

Pedro Nunes escreve
ao domingo, todas as semanas

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas