MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

1/03/2021 08:00

Existência humana pela qual, aqui na terra, andamos a lutar há mais de um ano, combatendo uma pandemia que teima em persistir e que veio alterar, por completo, a nossa forma de pensar, de estar e de viver em comunidade.

Ainda que com os olhos postos na chegada à Marte, porque de facto é um feito que importa assinalar, é tempo de estar com os pés bem assentes na terra.

E nesta última semana, mais parece que alguma da nossa oposição resolveu inspirar-se na viagem da NASA para não acertar numa, sequer numa, das suas ofensas ou ataques, chegando a ser caricata, para não usar outro nome, a navegação à deriva em que se encontra.

A recente apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência, pelo Vice-Presidente do Governo Regional, deixou evidente quem é que anda com a cabeça e com os pés bem assentes na terra e quem é que anda com a cabeça em Marte!

Não tenhamos dúvidas de que quem anda com a cabeça no devido sítio e longe das divagações de quem não sente na pele as dificuldades que a maioria dos madeirenses hoje sente, consegue perceber o esforço que foi assumido, pelo Governo Regional, na elaboração deste documento.

Quem não anda a navegar em Marte facilmente entende que este Plano contempla, em si, a estratégia necessária para enfrentarmos e ultrapassamos, da melhor forma, a crise que a pandemia provocou. E é triste que, mesmo tratando-se da resposta de que a Madeira mais precisa neste momento, ainda existam algumas figuras dispostas a criticar por criticar, a denegrir por denegrir, numa constante campanha política que há muito jogou o interesse e bem comum para o segundo ou terceiro lugar da tabela de prioridades.

A verdade é que os tempos que se avizinham serão muito difíceis e exigentes.

Precisamos de ter a cabeça bem assente e firme na terra e não na lua ou em Marte, sem perdemos tempo com mexericos e suspeições arruaceiras que se fazem em continuidade, todos os dias, por parte do maior partido da oposição.

Aqueles que não passam disso mesmo, de oposição, por serem tão básicos, tão mal preparados e tão pouco consistentes com as ideias que apresentam.

Na verdade, a oposição na Madeira tem-se pautado sempre pelo mesmo discurso, sem nada de novo e baleado pelos chavões habituais que, em qualquer circunstância, ficam bem. Acham que é elevando a voz, provocando ruído em torno de tudo o que se faz e fomentando um clima de suspeita permanente que chegam lá? Será que não aprendem? Será que as experiências humilhantes com que diariamente se defrontam não servem para, no mínimo, despertar algum bom senso?!

Desafio o maior partido de oposição a assumir o combate político com verdade. Que seja constitutivo. Que em vez de levantar suspeitas, seja sério e entregue, junto das entidades competentes, provas que suportem essas suas constantes acusações, que já nem só ferem o bom nome daqueles que acusam como desrespeitam o nosso povo, bem mais preocupado em ultrapassar os seus problemas do que em perder tempo com politiquices de café.

E, já agora, também seria importante que a nossa Oposição tivesse um pouco mais de originalidade. É que assumir a bandeira da Revisão da Lei das Finanças Regionais - há muito uma bandeira do PSD/M - como sua é....desespero!

A ver vamos se serão parte da solução e se ajudarão, tal como publicamente afirmaram, a gerar consensos nesta matéria fundamental.

Enquanto não chegamos a Marte, temos muito a fazer por cá!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas