MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

JM-Madeira

21/01/2021 08:12

E nós somos os ilhéus, filhos impenitentes da insularidade, vivendo na incerteza do que se esconde para lá do horizonte, habituados a fazer da ilha evasão mesmo estando ela sempre sitiada.

Ilha e ilhéus, ligação indissociável entre o cativeiro e o cativo, que contém tanto de amor e um quanto de hostilidade.

A ilha molda o ilhéu mas o ilhéu molda também a ilha, um não existe sem o outro e ambos avançam e regridem sincronizados nessa existência comum, podendo contar apenas com o que cada um dá e recebe. É uma relação que se transforma a cada momento sem jamais se quebrar.

Mas não é ilhéu quem quer, desengane-se quem pensa o contrário.

E não, não basta nascer na ilha para se ser ilhéu. E sim, há quem sem nascer na ilha se torne inevitavelmente ilhéu. É tão só na génese da alma que se exara as características definidoras para se ser ilhéu.

O ilhéu possui uma precisa dose de loucura e uma certa bipolaridade. Há nele a brisa do mar e os odores da serra, há nele uma vontade de partir e um querer permanecer, há nele uma inata curiosidade e uma aversão ao que não conhece. E depois há aquela aliança inquebrantável ao mar pois o ilhéu é capaz de sobreviver sem ele mas só vive e floresce quando respira a sua maresia.

Todo o ilhéu sente o ímpeto de ir para além do que a vista alcança.

Mas há os que viram as costas às tentações para que o mistério permaneça misterioso, optando por construir todo o seu universo dentro dos limites da ilha.

E há os que se fazem ao mundo porque assim querem ou assim tem de ser. Estes são os audazes ou os que já não têm nada a perder, capazes de viver onde há somente incerteza, desterrados mas nunca resignados. Vivem a sua existência enfrentando os desafios com que o destino lhes brinda e sempre com a enraizada ideia de regressar um dia, aconteça ou não esse regresso.

Eu fui sempre parte da ilha enquanto ela foi descoberta e cedi apenas aos meus desejos expansionistas quando a curiosidade superou o medo e a necessidade venceu a inércia.

Tornei-me de início península através do cordão umbilical que mantinha à ilha mas, uma vez libertado de todas as amarras, decidi seguir em frente sem temores e espalhar a minha insularidade por todos os hemisférios.

Se os que persistem em ficar são os que esteiam a ilha e - haja o que houver - serão capazes de mantê-la sempre firme, são afinal os que ousam ir que fazem da ilha um arquipélago constituído por cada ilhéu que se encontra espalhado mundo afora.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas