MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Administrador JM

9/01/2021 08:30

Deu para o torto. Só podia. Assim sendo, se tudo parecia tão óbvio - quase científico - porque é que nos permitimos a tamanho risco? Ficámos todos à espera que outros tomassem as rédeas e assumissem as opções que competiam a cada um.

Nas decisões que competiam aos governantes, assistimos a esta pérola: no Natal as medidas restritivas puderam ser menos severas, no final de ano endureceram. Ou seja, ficou logo assumido que primeiro podemos prevaricar, depois colocamos 'trancas à porta'. Primeiro 'borramos a pintura', depois tentamos fazer um desenho na tela já conspurcada.

Esta irresponsabilidade rapidamente se tornou coletiva. A falta de coragem política para impor medidas severas, antes de acontecer o que todos sabíamos que ia acontecer, foi fatal e não se coaduna com a perspicácia na gestão da pandemia noutras alturas.

Agora sobra a ‘coragem’ e muita determinação. Vamos ter de cumprir outro pacote de medidas restritivas, agora com algumas limitações que vão muito mais longe.

Analisando a esta distância, já depois de consumada a descontração coletiva que se revelou fatal, é óbvio que teria sido mais prudente - e sobretudo mais eficaz - ter adotado as medidas restritivas antes de termos permitido que as infeções se multiplicassem.

Há também a componente económica, que é de importância extrema. Mas também neste capítulo teria sido mais fácil carregar nas medidas restritivas, no período natalício, naquelas que dependessem das autoridades, nomeadamente nas restrições à circulação interconcelhos. O restante caberia às pessoas, individualmente, que deveriam ter prescindido de convívios familiares e afins.

Neste exercício de 'dar palpites no fim do jogo' há algo que não é assim tão difícil de acertar: aos comerciantes que continuam a ser encostados à parede com limitações aos horários de funcionamento, entre outras, convém criar condições para que possam sobreviver. Se não souberem como, basta falar com eles.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas