Aprender através do Empreendedorismo
Volto ao empreendedorismo na UMa!
No último artigo, abordei a investigação, inovação e empreendedorismo do ponto de vista dos seniores. Hoje trago o empreendedorismo pelos juniores. Os dois são muito importantes para nós.
Os alunos da UMa estão cada vez mais despertos e participativos em concursos que pretendem premiar as melhores ideias de negócio. Há muito que a maioria dos alunos participantes no Curso Intensivo de Empreendedorismo e Inovação Empresarial - rs4e para estudantes universitários, promovido pela Startup Madeira, é da UMa.
A UMa tem levado também alunos ao European Innovation Academy. Em 2018, um aluno da UMa, integrou equipa premiada.
Equipas de alunos e professores participam também anualmente no Polyempreende (PIN), cuja final da edição de 2021 se realizará na UMa.
Este ano temos igualmente um aluno a participar no Born From Knowledge (BFK), outro concurso de ideias de negócio.
“Menu 19” foi a ideia de negócio proposta por uma aluna da UMa, vencedora do concurso Santander Uni.Covid-19.
No dia 22 de setembro, o projeto Acomp-U foi um dos cinco finalistas no concurso H-Innova – Health Innovation Hub. Este concurso, acelerador de inovação para a área da saúde, teve 43 equipas participantes, sendo estas compostas por alunos e um professor supervisor. O concurso contou com equipas de muitas universidades portuguesas, mas também de universidades de Espanha, Suécia e Brasil.
A equipa vencedora, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, apresentou o “AI4HEALTH, um software de inteligência artificial capaz de prever se um indivíduo está prestes a ter um ataque cardíaco até 5 minutos antes do evento ocorrer.
A equipa da Universidade da Madeira, composta por três alunos do mestrado em Engenharia Informática, Juan Silva, Ricardo Lucas e Vitor Velosa, e orientada pelo Professor Filipe Quintal, docente do referido mestrado, apresentou o Acomp-U. Os pacientes ao chegarem às urgências hospitalares recebem uma bracelete semelhante à que já existe atualmente. ‘Usando inteligência artificial, a aplicação permitirá ao utente obter informações como o número de pessoas esperando na frente, histórico de salas, exames e procedimentos realizados por paciente e tempo gasto em cada um; bem como previsões, como tempos de espera estimados, tempo restante previsto em cada quarto, tempo estimado para deixar a unidade, etc.”
Esta equipa inscreveu-se no Start Now, programa de aceleração de ideias inovadoras na Madeira, promovido pela Sartup Madeira, como forma de poder continuar a trabalhar esta interessante ideia que poderá dar origem a uma Startup.
A UMa, consciente da importância da aprendizagem de competências transversais, mas diferenciadoras num mundo em mudança, tem crescentemente proporcionado oportunidades aos seus alunos de se envolverem em experiências desta natureza.
Aos professores que, como nós, acreditam que este tipo de experiências devem fazer parte da formação dos nossos alunos, o nosso especial agradecimento.
Congratulamo-nos com os alunos que aceitam o desafio de participar e percebem que aprender é muito mais do que ‘ter boa nota no exame’.