Embaixadores

Onde se encontra este serviço? Com quem falo por causa desta dúvida? O que faço nesta situação? Que tipo de actividades extracurriculares posso realizar? O que significa este documento?

O ingresso no ensino superior traduz-se num conjunto de novidades e de processos, que resulta num aglomerado de questões que os estudantes têm devido às novas burocracias, às novas infraestruturas e a um novo ritmo de trabalho.

A Académica da Madeira verificou a necessidade de auxiliar a chegada dos novos estudantes na UMa, criando um novo programa de recepção aos estudantes que tem o objectivo de capacitar os novos alunos de informações que lhes irão permitir não apenas superar novos desafios, mas também tirar o maior proveito possível desde o início da sua vida académica.

EMBAIXADORES é um programa da responsabilidade da Académica da Madeira, com o apoio da Direcção Regional de Juventude, que pretende desenvolver um mecanismo eficiente de apoio destinado aos estudantes recém-ingressados na UMa, através de orientação e de mentoria feita pelos actuais e antigos estudantes da UMa — que serão os nossos embaixadores. O objetivo é promover a integração dos novos estudantes no ambiente académico, estabelecendo um relacionamento eficaz com a Academia, com o seu sistema de ensino e com os seus pares. Não se trata de um conceito inovador a nível nacional, contudo não é ainda um programa aplicado na maioria das Instituições de Ensino Superior.

Os novos estudantes irão ter a oportunidade de conhecer, através dos embaixadores, os seus direitos e os seus deveres — por exemplo, através dos regulamentos em vigor e do guia do estudante —, bem como um conjunto de ferramentas essenciais e as actividades planeadas para o ano académico. Cada embaixador estará disponível para auxiliar os novos estudantes no momento da matrícula, dar-lhes as informações de que necessitam e guiá-los numa visita pelas instalações universitárias. Nesta primeira edição dos EMBAIXADORES, que irá decorrer durante o primeiro mês lectivo, existirá um embaixador por cada Licenciatura e Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) existente na UMa, perfazendo um total de 35 embaixadores (21 para Licenciaturas e 14 para CTeSPs).

Os embaixadores irão desempenhar as suas funções ao longo do mês de Outubro, num total de 30 horas, desenvolvendo e aperfeiçoando um conjunto de competências úteis no momento em que ingressarem no mercado de trabalho. Além disso, irão beneficiar de formações específicas, de um seguro, de uma bolsa de 60 euros e, no final, de um certificado de participação que poderá ser incluído nos seus currículos. Pretende-se, pois, que estes embaixadores estejam motivados para promover as valências do seu curso junto dos novos alunos, pelo que terão a oportunidade de desenvolver competências de comunicação, de organização, de inovação e de criatividade.

Qualquer estudante da UMa poderá ser um dos embaixadores, podendo se candidatar até ao dia 18 de Setembro, encontrando toda a informação no nosso portal. Entendemos que este programa mostra-se ainda mais necessário quando a crise pandémica veio diminuir drasticamente a interacção social, o que prejudica a qualidade da recepção aos novos alunos. Queremos facilitar o contacto e a troca de sinergias entre os estudantes da UMa, cumprindo as medidas de segurança e higiene em vigor.

Carlos Abreu escreve
à terça-feira, de 4 em 4 semanas