Madeira: um destino de bem-estar e sustentabilidade

O setor do turismo representa uma das maiores atividades económicas a nível mundial, tendo contribuído ao longo dos últimos anos para o desenvolvimento económico, cultural e social das regiões.

Atualmente, os turistas procuram destinos que ofereçam não só boas condições de relaxamento e descontração, como também experiências significativas que contem com a sua participação ativa. Neste sentido, a indústria do turismo deve assumir novas formas, novos contextos e novos valores, onde a prioridade deve ser o bem-estar das pessoas. Entre as experiências que contribuem significativamente para o bem-estar dos visitantes, destacam-se as experiências relacionadas com a natureza, que corresponde à procura principal de viagens internacionais de “Turismo de Natureza” na Europa.

A volatilidade dos mercados exige que o turismo se adapte às novas tendências, ajustando o tipo de oferta à procura. Em resposta a esta necessidade de desenvolver novas políticas de atuação, o bem-estar das pessoas surge como o principal elemento de promoção dos destinos turísticos.

Devido ao contexto atual de pandemia em que vivemos, seria uma mais-valia promover a Madeira com slogans relacionados com a paz, com a segurança e com a saúde que este destino turístico proporciona. A Madeira é sem dúvida um destino de bem-estar! Isto tem sido provado em vários estudos, nomeadamente através do Projeto “Bem-estar do turista na RAM”, desenvolvido por investigadores do CinTurs (UAlg) e da UMa-CIERL na Madeira e financiado inicialmente pela ARDITI.

Numa análise preliminar deste estudo, verificou-se que as atividades realizadas pelo turista lhe forneceram bastante bem-estar, independentemente do tipo de experiência que este mais gostou. Contudo, a maioria das experiências está relacionada com a natureza, seguindo-se a gastronomia e a hospitalidade/ofertas turísticas. Todos os visitantes experienciaram elevadas emoções positivas e desenvolveram relações interpessoais, sendo as experiências ligadas à natureza as que permitiram um maior bem-estar relacionado com a criatividade.

Assim, este projeto estuda o perfil psicológico dos turistas que visitam a Madeira, nomeadamente, o perfil de bem-estar, e revela-se extremamente útil na adoção de medidas e estratégias, por parte das empresas e outros stakeholders, que podem oferecer um conjunto de experiências personalizadas de acordo com as preferências dos turistas. Para além de estarmos a contribuir para o desenvolvimento, competitividade e reconhecimento da Madeira a nível internacional, estaremos a contribuir para a promoção de experiências turísticas de qualidade, capazes de promover o bem-estar dos visitantes.

Neste contexto, a Madeira tem condições para retomar a atividade turística que outros destinos não têm. A natureza permite um distanciamento social seguro; a nossa gastronomia é, de longe, uma das melhores e mais saudáveis do mundo. Quanto à hospitalidade, é de todos conhecido, a excelência com que os portugueses recebem os visitantes. No entanto, com a pandemia, os residentes sentem-se inseguros face aos turistas que entram na Ilha. É necessário dar confiança aos madeirenses de que o COVID19 é controlado à entrada da Ilha, assim como dar essa mesma confiança aos turistas que sabem que estas medidas estão a ser tomadas. O que não podemos é ser xenófobos com quem nos visita. Não podemos perder a mais-valia da nossa hospitalidade, caraterística natural do madeirense e tão valorizada por quem nos visita.

Margarida Pocinho escreve
à segunda-feira, de 4 em 4 semanas