Universo particular

Este Universo particular é o local, espaço e tempo, onde decorre a trama da nossa vida.

A nossa existência fugaz ocorre num espaço que é comum, no entanto, a realidade desenrola-se num local único, privado, particular, que é só nosso, fruto desse exercício de liberdade último que é a nossa imaginação. Este nosso universo particular é no fundo o resultado da nossa imaginação, pois a vida é um exercício imaginativo, o futuro, o presente e o passado, as alegrias, frustrações, dores, felicidade, são tudo resultado do universo criado por nós, daí ser possível ser feliz com pouco, ou infeliz com muito! A própria perspectiva espacial é nossa, o espaço que nos rodeia é observado pelos nossos olhos de forma diferente do que pelos de outros, “Os meus olhos são uns olhos e é com esses olhos uns, que eu vejo no mundo escolhos, onde outros, com outros olhos, não vêem escolhos nenhuns.” A.Gedeão. Quando morremos, o nosso universo particular morre connosco, na maior parte das vezes desconhecido aos outros. Este universo particular é povoado por nós, atendam que a partilha de espaço não implica a partilha do nosso universo, muitos passam por nós e encontram-se próximo, mas existem fora da nossa esfera. Tenho por hábito destrinçar as pessoas em 2 tipos, as que passam e as que ficam, e só as últimas conhecem o nosso universo particular!

O acesso a este universo é condicionado por nós, somos os criadores do mesmo e detemos algum poder sobre ele, mas limitado, o exercício imaginativo é nosso e podemos alterar a forma como percepcionarmos a realidade, no entanto estamos reféns do que não controlamos, e quanto menos relevância atribuirmos ao que está fora do nosso controlo maior tranquilidade e paz assumirá a nossa vida e por ora o nosso universo particular.

Concretizando, duas pessoas podem coabitar o mesmo espaço e assumir uma vida comum, no entanto, viver realidades distintas, pois o universo criado por cada um deles será necessariamente diferente, o somatório das experiências vivenciais, a carga genética etc, o que não é necessariamente negativo, ao invés é enriquecedor! Este universo particular tal como o cosmos é dinâmico, flexível e evolutivo, pelo que são as relações com o espaço, com o tempo, mas acima de tudo com os outros que aporta valor, isto resulta por sermos seres relacionais, por vezes evoluímos, por vezes involuímos, por vezes enriquecemo-nos por vezes não, mas há sempre aporte de valor na relação com os outros para o nosso universo particular.

O futuro gerado no exercício imaginativo decorre sempre do universo construído por e para nós, os nossos sonhos e objectivos são todos eles limitados pelo nosso universo particular, ou seja os limites da nossa vida são impostos por um universo criado por nós.

Se uma das mais belas vicissitudes da vida é a possibilidade de criar, crie um Universo sustentado em Amor, ame em todo sem reserva, e ofereça tudo o que tem para gerar Felicidade no seu caminho, seja Luz neste mundo de escuridão.