Cinema de Animação no Conservatório

Em 2015 iniciou-se a atividade de Cinema de Animação na extinta Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Com a nova orgânica do Conservatório – Escola das Artes da Madeira (CEPAM) esta e as restantes atividades extraescolares, passaram a integrar a oferta formativa desta Instituição, como Cursos Livres em Artes.

O cinema de animação é uma área em grande crescimento mundial e uma arte que junta desenho, música, tecnologias, literatura, teatro e cinema. É uma arte que relaciona, muito bem, as novas tecnologias com as artes tradicionais.

O modo como é lecionada nos cursos livres do CEPAM é centrada na criatividade dos alunos, que aprendem e aplicam conceitos basilares do desenho, aos quais juntam novas tecnologias tão atrativas para as novas gerações.

A aposta feita nesta área artística vem a revelar-se muito promissora. Ora vejamos, no primeiro ano era apenas um aluno. Atualmente são 21 alunos entre os 10 e os 17 anos de idade. A participação em festivais internacionais tem sido uma aposta desta atividade, pois a estes festivais concorrem milhares de filmes e são selecionados algumas dezenas para serem apresentados no evento. Os filmes selecionados ficam assim a fazer parte da "Seleção Oficial" do referido festival. Por exemplo, um dos últimos festivais a que concorremos recebeu na área de animação 1.800 filmes, dos quais foram selecionados apenas 50.

O mais importante nesta e em qualquer atividade artística é o processo. Muitas vezes ao vermos ou ouvirmos uma performance, esquecemo-nos de tudo o que está por de traz daquela apresentação. O trabalho árduo que exige muita dedicação e “amor” à ARTE. Neste particular, os filmes são produzidos pelos alunos que tratam dos guiões, da criação das personagens, dos cenários, dos adereços, a gravação das vozes, etc., estando assim envolvidos nas diversas fases da produção de um filme de animação.

Ao longo destes cinco anos, alguns dos filmes produzidos foram selecionados para festivais nacionais e internacionais, tais como: A Misteriosa Leguminosa (2015/2016), que foi o primeiro filme da Atividade de Cinema de Animação, esteve presente no Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE) da Madeira, onde ganhou o prémio para Melhor Filme de Animação; Trocaz, o Agricultor (2016/1017), filme que mostra o papel importante que esta espécie animal tem para a floresta laurissílva, foi selecionado para o festival Arica Nativa no Chile 2019, um festival com preocupações ambientalistas; A Banana, o Braguinha e os Vilhões (2017/2018), que tem recebido diversas distinções (Melhor Filme de Animação no Festival de Audiovisual e Cinema Escolar, Seleção oficial do festival Cartoon Club, Seleção oficial do festival AnimaSyros International Animation Festival + Agora, Seleção oficial do festival Anim!Arte – International Student Animation Festival of Brazil, Seleção oficial do ENIMATION – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil); e, finalmente, Dependências não convencionais (2018/2019), filme que retrata um grupo de terapia de dependências pouco convencionais, onde um ex-viciado em novas tecnologias conta a história da sua suposta recuperação deixando transparecer, no entanto, as sequelas daquela dependência. Este filme recebeu as seguintes distinções: Melhor Filme de Animação no Festival de Audiovisual e Cinema Escolar, Seleção oficial do festival Anim!Arte – International Student Animation Festival of Brazil, Seleção oficial do festival do festival Cinanima, Seleção oficial do ENIMATION – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil, Seleção oficial do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

O responsável por este curso livre, é o Prof. João Pedro Pereira, que tem realizado um excelente trabalho, num curto espaço de tempo, com os seus, dedicados e criativos, alunos, conforme comprovam as distinções aqui apresentadas.

Estamos em crer que o futuro será brilhante para as crianças e jovens que têm a oportunidade de desenvolverem competências criativas e artísticas nesta oferta formativa. Quiçá, no futuro, o Conservatório poderá ter um curso profissional em cinema.