Novo ano letivo, novos desafios

Com a recente união de alguns dos projetos, com quatro décadas, da Direção de Serviços de Educação Artística no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, novos desafios são colocados a esta Instituição setuagenária.

Por essa razão somos todos convocados nos imprescindíveis contributos para se continuar e maximizar o sucesso das Artes na Madeira. Toda uma comunidade educativa, constituída por dirigentes, professores, funcionários, alunos, pais e encarregados de educação, instituições públicas e privadas que apoiam ou podem vir a apoiar o nosso Conservatório, é chamada para o desenvolvimento deste novo desafio. Acreditamos que, juntos, trilharemos caminhos certos e seguros que contribuam para o sucesso dos nossos alunos.

As mudanças acarretam desafios para ambas as instituições agora unidas. Desde logo juntam-se cerca de 2.100 alunos, com cerca de 160 professores, nas várias ofertas formativas: Iniciação à música e à dança, ensino especializado de música com os cursos básico e secundário, os cursos profissionais de instrumentista, instrumentista jazz, de artes do espetáculo/interpretação (teatro) e de intérprete de dança contemporânea, e os cursos livres em artes (música, jazz, teatro, dança, artes plásticas e cinema de animação). Uma panóplia de ofertas para que as nossas crianças e jovens possam, desde a mais tenra idade, ter acesso às artes, e depois decidirem se as querem seguir como vocação ou como formação pessoal, para a vida.

Os agrupamentos de ambas as Instituição passam a estar mais próximos e com uma maior interação nos projetos artísticos a apresentar ao público, sempre numa perspetiva pedagógica:  Orquestra académica (numa formação sinfónica), duas orquestras de sopros, orquestra jazz, orquestra de bandolins, orquestra de guitarras, vários combos jazz, vários coros e vários ensembles instrumentais, grupos de teatro e grupos de dança. Para iniciar o ano letivo, na sexta-feira, dia 13 de setembro, teremos a oportunidade de ouvir a Orquestra Académicas, pelas 21h00, no cais 8 da Praça do Povo, num concerto integralmente dedicado a música de filmes, ao qual foi dado o título de “Hollywood em Concerto”, e que se integra na abertura oficial do ano letivo na Madeira. De destacar que a coprodução deste evento é da responsabilidade Conservatório e da empresa madeirense LuxStar, Lda., que assume, ao abrigo da Lei do Mecenato, este importante apoio ao Conservatório. Que outras empresas, do nosso tecido económico da Madeira, possam apoiar futuras iniciativas artísticas, sempre com a preocupação de se apresentarem projetos de qualidade, com criatividade e inovação.

A toda a Comunidade Educativa fazemos votos de um excelente ano letivo.