Conservatório: Formar cidadãos para as artes e profissionais de excelência

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode apresenta, hoje, pelas 18h00, no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, o concerto de encerramento do ano letivo, com entrega de diplomas aos seus finalistas. Serão protagonistas a Orquestra de Sopros e o Coro, sob a direção do maestro Duarte Alves, do Conservatório Regional de Ponta Delgada - Açores, através do protocolo de cooperação entre estes dois Conservatórios.

Este é o momento para fazer-se uma breve avaliação ao sucesso dos alunos desta Instituição, com mais de sete décadas de serviço em prol das Artes. Assim, começamos por relembrar a sua missão, que é a de “Formar cidadãos para as artes e profissionais de excelência”. Estará esta missão a ser cumprida? Naturalmente que sim, apesar de considerarmos que a melhoria deve ser contínua, pois como diz o nosso povo: “o bom é inimigo do ótimo”. No entanto podemos destacar os bons resultados, que vêm a ser maximizados ao longo dos últimos anos, com base em estratégias pedagógicas e motivacionais: Este ano letivo concluíram os cursos profissionais de instrumentista, de teatro/interpretação e de dança contemporânea, 23 alunos. A grande maioria prosseguirá estudos superiores nas suas áreas, em instituições do ensino superior em Portugal e na Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Itália).
Concluíram o curso básico de música 72 alunos em instrumentos como: Acordeão, Bombardino, Clarinete, Fagote, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Trompete, Viola d’ Arco, Violino. Alguns destes alunos ingressam no curso profissional de instrumentista e no curso profissional de instrumentista jazz. Outros seguem para o curso secundário de música.
Para o próximo ano letivo estão já matriculados 1.139 alunos (com potencialidades de crescimento até setembro), distribuídos, 114 pelos cursos profissionais e 1.025 pelo ensino artístico especializado nas várias ofertas formativas: Iniciação à Música, Cursos Básico e Secundário de Música, Curso Profissional de Instrumentista, Curso Profissional instrumentista Jazz, Curso Profissional de Teatro/Interpretação, Curso Profissional de Dança Contemporânea e Curso de Jazz. Recorde-se que ainda existem vagas para algumas destas ofertas formativas.
Com a fusão das atividades da Direção de Serviços de Educação Artística no Conservatório, passam a integrar a oferta formativa nos Cursos Livres em Artes (Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas), cerca de mais 1.100 alunos. Assim, para o próximo ano letivo o Conservatório passa a contar com um universo superior a 2.200 alunos no Ensino Artístico Especializado (regimes articulado e supletivo), cursos profissionais e nos vários Cursos Livres.
Este é um grande desafio para toda a comunidade educativa desta Instituição, desde a sua direção, órgãos pedagógico e de gestão, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação. Só com união e elevado empenho de todos, o cumprimento da sua missão será mais fácil de atingir.  No entanto o papel das parcerias será fundamental para este desiderato. Assim, a ajuda das várias entidades públicas e privadas que ao longo dos anos vêm apoiando as atividades, bem como as escolas do ensino básico e secundário que se encontram protocoladas para o ensino articulado, constituem base fundamental para o sucesso do nosso Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.