Com pouco, muito!

A Venecom é uma associação sem fins lucrativos que procura a integração dos venezuelanos e portugueses vindos da Venezuela, mediante a formação, capacitação e requalificação dos nossos imigrantes, estimulando e promovendo atividades culturais, sociais, desportivas da comunidade.

Durante estes 2 anos, temos vindo a apoiar a nível informativo a mais de 1500 pessoas que nos contactam quer via Facebook quer pessoalmente. Todo o nosso trabalho é totalmente voluntário, gratuito, não temos funcionários, nem apoios económicos para desenvolver ainda mais os nossos objetivos.

No entanto, com muito trabalho, dedicação e carinho pelo que fazemos conseguimos: 1) Sensibilizar às diversas instituições da RAM e da República sobre a situação que vivem nossos irmãos na Venezuela, a nível humanitário, social e segurança, da falta de alimentos e medicamentos, sobre a dificuldade para a emissão da documentação a fins da obtenção da residência e nacionalidade. 2) Mantivemos reuniões de sensibilização e alerta com o Secretário Regional de Educação; a Secretária Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais; a Direção Regional do Trabalho e Ação Inspetiva; o SEF; a Direção da Administração da Justiça; Investimentos Habitacionais da Madeira; o Instituto de Emprego; o Gabinete de Ensino Superior; a Universidade da Madeira; Cáritas; Banco Alimentar; Cruz Vermelha; Grupos Parlamentares do PSD e CDS a fim de apresentar propostas e soluções às dificuldades dos nossos irmãos; Ordem dos médicos; Juntas de Freguesias; entre outros. 3) Sensibilizamos a Universidade da Madeira e obtivemos uma diminuição da matrícula. 4) Formalizamos protocolos com o Conselho Regional da Ordem dos Advogados; o ISAL; o CELFF/EPHTM e, a Qualificar Formação Profissional, a fim de promover ofertas formativas adequadas a nossa comunidade e sensibilizar na requalificação das suas competências. 5) Apoiamos a divulgação de ofertas de emprego tanto a nível regional como no Continente, muitas vezes reencaminhados pelo próprio Instituto de Emprego, o que nos honra, como associação de imigrantes. 6) Organizamos cursos de Contabilidade e de Língua Portuguesa.

Para além disso, a Associação já realizou diversas conferências informativas e debates sobre temas de educação, integração e família; sessões informativas sobre a Nacionalidade com a presença da Diretora da Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa; dos Direitos dos Estrangeiros, com representantes do SEF; de Educação com representantes da Secretaria de Educação, Universidade da Madeira e do ISAL; dos Direitos dos Trabalhadores com o Diretor Regional de Trabalho e Ação Inspetiva.

Também, a fim de promover convívios, apoiar aos nossos empresários e fortalecer as costumes e tradições Venezuelanas, celebramos o natal com “A Patinata”, o verão com a festa da Venecom e, o nosso acostumado catamarã, que este ano será a dobrar. A nível desportivo, concretizamos o nosso 1.º torneio de Basebol e, a nível cultural, teremos brevemente a nossa primeira amostra do Folclore Venezuelano.

Assim, poderão contar sempre com a Venecom para continuar a trabalhar para a comunidade venezuelana e portuguesa vinda da Venezuela, assim como certos estamos que continuaremos a contar com o apoio das instituições públicas e privadas que, conhecedoras da difícil situação da Venezuela, procuram a melhor integração dos seus cidadãos na Madeira.