Comitiva da Universidade da Cidade de Macau Visita a Universidade da Madeira

Nos dias 11 e 12 de abril a Universidade da Madeira recebeu uma comitiva, de 10 elementos, da Universidade da Cidade de Macau (City University of Macau - CUM), entre eles o presidente e o vice-presidente do Conselho Geral da respetiva Universidade bem como o seu Reitor e Pró-Reitora.

A visita teve como propósito operacionalizar o protocolo da cooperação estabelecido entre a UMa e a CUM celebrado aquando da minha participação, em novembro passado, na 1ª Cimeira de Conhecimento, Inovação e Redes de Transferência de Conhecimento entre a China e uma Faixa de Países de Língua Portuguesa e da América Latina.

​No 1º dia da visita a comitiva da CUM esteve reunida com a equipa reitoral da UMa. O 2º dia pautou-se por visitas a Centros de Investigação e laboratórios da UMa bem como por reuniões entre professores e investigadores da UMa e o reitor e pró-reitora da CUM, visto que a agenda da visita incluía a discussão das seguintes possibilidades de colaboração: (1) cursos curtos (6 a 10 semanas) a frequentar por alunos de licenciaturas da CUM na UMa; (2) projetos de investigação e (3) criação de graus conjuntos entre as duas instituições.

Como resultado dos trabalhos acordou-se a mobilidade de docentes e investigadores entre as duas instituições; a realização, no final deste ano, de cursos de curta duração na área de Gestão Hoteleira e Design dos Espaços, na UMa, para alunos de licenciatura da CUM.

No que concerne à criação de graus conjuntos acordou-se mestrados nas áreas de gestão hoteleira bem como em design dos espaços e planeamento urbano. Abordou-se também a possibilidade de um doutoramento profissional para executivos internacionais.

Relativamente a projetos de investigação conjuntos a CUM tem interesse em áreas como saúde e tecnologias, tecnologias especializadas para a gestão do turismo, tecnologias para apoiar idosos no lar, bem como o design dos futuros lares para idosos.

Há também a possibilidade da criação de um laboratório conjunto para desenvolvimento de tecnologias especializadas para o Turismo.

Abre-se aqui um conjunto de possibilidades de cooperação com Universidade da Cidade de Macau com muito interesse para os nossos professores e investigadores bem como para os nossos alunos. Tudo faremos para fazer crescer esta cooperação win-win entre a Universidade da Madeira e a Universidade da Cidade de Macau.