MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

31/07/2023 08:00

- Não se preocupe Sr. Diretor, eu recebi o papel da festa no meio dos documentos de trabalho. Lá estarei e colocarei nas redes uma selfie a comprovar. Caso não nos encontremos, estarei na barraquinha da minha freguesia.

- Joana, diga à Rosa para ir também. Ela que não se esqueça que está no período experimental. Temos de mostrar qual é a cor que nos move!

A pressão é muita, o poder treme, há que mobilizar, recrutar, fazer parecer que a vitória está segura. Mas não está.

O que mais ouvimos na rua é que é preciso mudar, que já chega de serem sempre os mesmos a governar, que nem o regime fascista durou tanto tempo. Estas e muitas outras frases são-nos transmitidas muitas vezes ao dia, num bar, numa esplanada, numa roda de amigos, quando batemos a uma porta, e ouvimos as lamentações de uma população que está farta de ser iludida.

Muitos dizem-se desiludidos com o sistema, que não vale a pena ir votar, pois ganham sempre os mesmos, outros dizem que são todos iguais, pois prometem e nunca cumprem, mas quando perguntamos que outros estiveram a governar a região além do PSD, ficam a olhar para nós e respondem: pois é, tem razão.

A mudança é necessária, precisamos de um outro caminho, de outras políticas, de outras soluções para a nossa Região. Soluções que deixem a política do betão para trás, que quebrem com os vícios de décadas, dos compadrios, dos esquemas que por aí tanto se ouve falar. Precisamos de políticas centradas nas pessoas, que humanizem e valorizem toda uma população e não apenas os privilegiados que têm casas nas zonas nobres da nossa Região.

E sim, é possível mudar. Basta que os madeirenses e os portossantenses façam o que lhes compete. Que vão votar massivamente, que mostrem através das urnas de voto, o descontentamento que demonstram quando falamos com eles.

Sim, é possível mudar. Para tal é necessário que não haja uma grande dispersão de votos. Apenas um partido consegue mudar a Região, o Partido Socialista. Por mais valor que outros pequenos partidos tenham, ao votar neles, estaremos a contribuir para que o PSD continue a governar. É preciso concentrar os votos, é preciso votar massivamente no PS. De igual modo, se nos abstivermos de votar, estaremos apenas a contribuir para que os mesmos continuem a governar. O nosso descontentamento não pode ser de modo algum transmitido em forma de abstenção, mas sim nas urnas.

E podem votar sem medos, todas e todos, a Joana, a Rosa e todas as pessoas que diariamente são ameaçadas, sabe-se lá por quem. Não se esqueçam que O VOTO É SECRETO e jamais aceitem fotografá-lo para mostrar a um chefe, a um diretor ou a um patrão qualquer.

Sim, vamos mudar a Região, vamos governar melhor, onde os competentes serão valorizados, onde as Joanas e a Rosas não serão "obrigadas" a ir a uma festa de verão para mostrar que têm valor.

Sim, vamos mudar a Região. Com o seu voto, com o voto da maioria das pessoas que está descontente com este Estado da Região, com o voto de todos os que deixaram de acreditar que era possível mudar. Com o voto daqueles que desta vez vão meia hora mais tarde para a praia, pois antes vão passar na mesa de voto.

Sim, eu vou votar PS porque quero mudar a região!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas