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Artigo de Opinião

Professor Universitário

10/08/2023 08:00

Ao longo da última semana pude constatar isso mesmo em vários pontos da ilha, entre eles na tão renomada Semana Gastronómica de Machico deste ano, que muitos consideram ter sido um sucesso. E foi... pela ementa do cartaz musical, pela afluência de público, pela oferta de tasquinhas disponibilizada, mas isso só não chega. O fator qualidade-preço deve(ria) ser aquele que distingue e classifica a oferta gastronómica e o serviço de restauração disponibilizado seja na Semana Gastronómica de Machico ou na em outros pontos da região. A qualidade da gastronomia não pode nem deve ser ofuscada pela oferta e quantidade ou consumo de bebidas alcoólicas, seja em arraiais, semanas gastronómicas ou em muitos dos restaurantes que frequentamos. O serviço esse, também apresenta aqui e ali sinais claros de cansado, pouca ou nenhuma experiência, reforçados claro pela precariedade, fracos incentivos, e baixos salários. Assim fica obviamente difícil disponibilizar um serviço de qualidade na restauração e hotelaria em geral. Até mesmo nos outrora famosos serviços de take-away, hoje uma sombra do que já foram. Esta constatação tem vindo a ser igualmente observada por com quem tenho privado e estou certo que, muitos dos nossos leitores também terão já constatado igual situação.

Importa referir que não foi só Machico que constatei esta quebra na qualidade do serviço de atendimento e produtos gastronómicos confeccionados. Já os preços esses, mesmo para quem continua a poder pagar, muitas vezes não justificam a qualidade do produto apresentado. Sem referir nomes, nem empresas, seja no Funchal ou fora deste, importa agir e sensibilizar para a importância de oferecer gastronomia de qualidade, onde as margens de lucro e os baixos salários não pesem nem influenciem negativamente a qualidade da gastronomia típica.

É certo que todos temos as nossas preferências, pelo sítio A, B ou C, mas basta andarmos por aí neste mês de agosto. Sejamos pois exigentes até mesmo na hora de pagar para que a qualidade e serviço voltem a ser o selo da nossa gastronomia e bem receber.

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