MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Médico-Dentista

2/11/2025 04:30

Não me recordo de se dar tanta atenção às vestimentas das mulheres como se tem feito por estes dias. A minha, por exemplo, não há semana que não reivindique uma avaliação. “Não dizes nada da minha roupa?”. “Estou gira?”. “Obrigado por reparares em mim, sim?”. É assim, não é que eu não repare. Não é isso. Eu reparo. Mas muitas vezes sou eu que lhe compro a roupa. Sim, gosto de ser eu a “vesti-la”. Escusam vir já as feministas assanhadas perguntar onde está a liberdade da mulher! Essa está no talão de troca. Se ela gostar, usa. Se não gostar, troca. Está bem assim?

Podem perguntar-lhe, mas, embora a memória já me vá atraiçoando, não me recordo de uma única vez em que a tenha tentado condicionar. Já o filho?! Esse, dias há em que a convida a “agasalhar-se”. Deve estar, porventura, preocupado com a saúde da mãe. Não sei. Só sinto é que o estou a educar bem. Por ele, a mãe andava com a vestimenta que cobre o corpo inteiro!

Não fiquem, porém, com a ideia de que ele é contra os direitos das mulheres ou pró islão. Ele nunca leu, sequer, o alcorão. Tão pouco é militante do Chega. Está-se marimbando para a proposta do partido de André Ventura, e aprovada na generalidade, que estabelece a proibição de qualquer forma de vestuário que impeça a identificação facial em locais públicos. Já eu, não! E não entendo tanto ruído. Na minha opinião não se trata de uma questão de liberdade. Tão pouco de atentados a qualquer religião. Trata-se apenas de segurança. Para além de procurarmos garantir que nenhum grunho se esconda por baixo de um bocado de pano e, dessa forma, escape à sua identificação, protegemos os próprios praticantes de comerem gato por lebre. O risco de terem desagradáveis surpresas ao “desembrulhar” é diminuído drasticamente. Só acorda ao lado do Castelo Branco quem quiser. Só leva para casa as Mortáguas quem se distrair.

Por cá, disse-se que o JPP é que tinha aberto a Madeira ao islamismo. Que injustiça. Atribuir culpas a dois irmãos com aspectos de padres, pela abertura de uma Mesquita em Santa Cruz, só pode vir de alguém que está de má fé. O único local de culto, aqui, para os muçulmanos ainda é do tempo do Papa Alberto João. Dúvidas houvesse, contactado o administrador Orhan Simsek, este afirmou peremptoriamente que a “sua” é a única na Região Autónoma da Madeira. Para os lados do aeroporto, “trata-se apenas de uma associação que foi criada e que nada tem nada a ver com a mesquita que já existe. São pessoas residentes aqui na ilha, incluindo madeirenses e também estrangeiros, que decidiram criar essa associação de forma independente da nossa mesquita”. Se calhar não tinham mais nada para fazer... Pronto! Uns criam partidos. Outros associações.

Dos que sobram, ainda há os que se dedicam a outros golpes. Então não é que um tipo foi detido ao aterrar no aeroporto do Porto, suspeito de burla qualificada? É pois. Após aturada investigação, foi apurado que a vítima, uma mulher de mais de 60 anos, acreditava manter uma relação afectiva on-line com o Tony Carreira desde 2022. Talvez acreditando que o artista passava por dificuldades, foi levando a cabo várias entregas de dinheiro que totalizam (pasmem-se) mais de 250 mil euros. Sinceramente eu não sei quem merece maior castigo. Se o fulano que a extorquiu... Se a sexagenária! Venha o diabo e escolha. Qual deles o pior?

Mas pior mesmo só o azarado que conseguiu ser atropelado no Campanário. Por quê? Por uma bicicleta. Juro. Por sorte escapou com ferimentos ligeiros.

De igual sorte beneficiou também uma jovem que estava a assistir à reunião plenária da Assembleia Legislativa da Madeira na quinta-feira. Consta que foi logo socorrida por uma deputada enfermeira. Foi levada para o hospital, mas tudo não passou de um susto. A indisposta fazia parte de um grupo proveniente de uma escola. A visita, essa, enquadrava-se nos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Profissionalidade. Estavam à espera de quê? Está tudo explicado...

PS, um dos iluminados do ilhéu que andava muito activo e parece ter perdido o pio, sugeria, não há muito tempo, a criação de mais um campo de golfe. Desta feita para os lados de Santana. Não discuto. Até porque o Presidente do Governo já manifestou a intenção de aumentar a oferta. Pelas minhas contas são já 4. Santo da Serra com 27 buracos. Palheiro com 18. Porto Santo com outros tantos. E Lust Vintage. Com casa cheia deles.

Pedro Nunes escreve ao domingo, todas as semanas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a subida do preço das casas no Funchal, que chegou aos 3.907 euros/m²?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas