MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

13/12/2022 08:00

Esta iniciativa do meu gabinete, que vai na sua 4ª edição, uma parceria com o Centro Europe Direct - Madeira e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, pretende que os nossos jovens, em equipas de até 8 alunos coordenados por até 2 professores, produzam um vídeo publicitário de 1 a 2 minutos sobre temáticas europeias. Ao longo destes 3 anos e meio de mandato, tem sido um concurso com grande participação e que conta com trabalhos de elevada qualidade, demonstrando o interesse que o projeto Europeu desperta nos nossos jovens. As duas equipas vencedoras (através da deliberação do júri) ganham a oportunidade de conhecer o Parlamento Europeu em Bruxelas.

Com o fim das restrições pandémicas, este ano recebi na maior casa da democracia cerca de 60 jovens vencedores das três primeiras edições, numa oportunidade única de mostrar em primeira mão como este parlamento multinacional, multilingue e pluripartidário trabalha e em que a legislação aprovada influencia em cerca de 70% a portuguesa. Sob os temas ''Uso de Plásticos e proteção ambiental'', ''Fake news: unidos contra a desinformação'', ''A União Europeia: que futuro?'' no âmbito da Conferência do Futuro da Europa, os jovens das escolas secundárias da Ribeira Brava, da Ponta do Sol, da Francisco Franco, do Liceu Jaime Moniz e de Machico destacaram-se com trabalhos introspetivos, criativos e relevantes. Caberá agora aos participantes da próxima edição, cujo tema é ''Madeira: Preparados para 2030'', no âmbito das alterações climáticas, mostrarem os seus dotes artísticos e participarem nesta que será a derradeira edição da atual legislatura 2019-2024.

Porque ser Deputada ao Parlamento Europeu não se faz apenas em Bruxelas e porque uma eurodeputada de uma região ultraperiférica tem responsabilidades acrescidas: o de aproximar a nossa região ao centro de decisões europeu, e colmatar a distância geográfica com iniciativas que promovam o projeto Europeu junto dos seus concidadãos, dos seus pares. Porque a distância física num mundo global e digital pode e deve ser encurtada, de forma a promover da melhor forma, junto dos nossos, o verdadeiro espírito europeu, da solidariedade, da esperança num futuro melhor, com mais condições de vida digna, com melhores empregos, melhores salários e melhor saúde. Porque a União Europeia é cada um de nós, dos seus 450 milhões de cidadãos, dos 27 Estados-Membros. E muito mais ainda, dos mais jovens. Porque será neles que recairá a enorme tarefa de proteger e promover o projeto Europeu. Porque serão os mais novos os decisores políticos das próximas décadas. E serão eles, os jovens, que garantirão que este projeto europeu continue.

Desde que assumi a missão de defender o superior interesse do povo madeirense junto das instituições europeias que tomei como prioridade a aproximação dos órgãos de decisão a todos os cidadãos. A verdadeira democracia faz-se com e para as pessoas e a sua inclusão não pode ser apenas no dia de depositar o seu voto. São estes valores que partilho com os meus colegas de grupo político. Primeiro, as pessoas.

Deixo aqui o desafio: participem! E não hesitem. Todos os jovens do ensino secundário da Madeira e do Porto Santo têm a oportunidade de participar e, se bem sucedidos, conhecer ao vivo o centro de todas as decisões Europeias. Europe is Calling!


PS: O meu especial agradecimento a todos aqueles que participaram das três primeiras edições deste concurso; aos alunos, aos professores e a toda a comunidade escolar, pelo vosso empenho e dedicação e por demonstrarem, das mais diversas formas, que o espírito Europeu está bem vivo na nossa região. Os vídeos podem ser visualizados em saracerdas.com/europe-calling.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas