A Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, coordenou, durante o mês de julho, 25 ações de busca e salvamento das quais resultaram 49 pessoas salvas, sendo que destas 3 dizem respeito à área de responsabilidade ao Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal.
Na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, foram registados 17 incidentes em que foram salvas 43 pessoas.
Na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada foram coordenadas 5 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 3 pessoas.
"Para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outros recursos e meios pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial do Instituto Nacional de Emergência Médica - Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos. Realça-se ainda o apoio prestado pelos navios e embarcações nas ações de busca e salvamento, que se desviam das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais - MRCC Lisboa e MRCC Delgada", pode ler-se em nota enviada às redações.
Mónica Rodrigues