O pescador santomense acometido de doença súbita, durante a madrugada, quando pescava em alto mar, foi resgatado e levado para o hospital do Funchal, após o resgate coordenado pela Marinha Portuguesa.
A operação foi coordenada pela Marinha, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - Marítimos (CODU-MAR), com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM) e com o Capitão do Porto do Funchal.
De acordo com um comunicado da Marinha, o alerta de socorro foi recebido no MRSC Funchal pela três da manhã. Após uma avaliação da vítima, de 29 anos, por parte do CODU-MAR houve, segundo a mesma fonte, a necessidade de accionar cuidados médicos.
"De imediato foi ativada para o local uma embarcação da Estação Salva-vidas do Funchal, que prestou os primeiros cuidados médicos à vítima que apresentava sintomas de convulsões e sinais de hipotermia", refere o comunicado.
O paciente foi transportado para a Marina da Quinta do Lorde pelas 11h28m, onde era aguardado por uma Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) e por uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Machico, tendo sido encaminhado, posteriormente, para uma unidade hospitalar do Funchal.
Conforme o JM Online noticiou de manhã, o paciente foi transportado para a Marina da Quinta do Lorde pelas 11h30. Aí, era aguardado por uma Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) e por uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Machico que o transportou para o hospital, no Funchal.
Iolanda Chaves