MADEIRA Meteorologia

Mãe de Deus: Quase 800 subscreveram abaixo-assinado e querem vacaria ‘fora’ de zona habitacional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Agosto 2023
19:08

Uma exploração pecuária alocada na Mãe de Deus, no Caniço, junto de habitações, escolas e um lar de idosos, foi o principal motivo para a entrega de um abaixo-assinado, subscrito por 744 munícipes, a dar nota negativa da situação que persiste há várias décadas e que, no seu entender, oferece perigo para a saúde pública. O abaixo-assinado foi hoje entregue na secretaria do Ambiente.

Em causa, pormenorizando, está a presença de uma vacaria, localizada na Travessa Manuel Inácio da Gama, que os moradores da freguesia do Caniço, acreditam constituir um perigo para a saúde pública e, por isso, reivindicam a urgente deslocalização daquela exploração para uma zona isolada.

"Estamos falar de uma situação que se arrasta há anos. Esta vacaria foi instalada há 30 anos e já lá haviam habitações, e, hoje, passado todo este tempo, a zona é ainda mais povoada. A exploração também tem mais animais e chegámos a uma situação insustentável do ponto de vista de saúde pública", explanou ao JM Vera Gomes, uma das subscritoras.

"É de notar que é a única exploração pecuária na ilha da Madeira, que está localizada junto de habitações, escolas e lar, no centro de um concelho. Todas as outras explorações deste tipo estão em locais próprios, isoladas de habitações, sem haver conflito entre esta atividade e as pessoas", evidenciou.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas