Para o combate ao incêndio rural que deflagrou no Pico do Areeiro, na sequência da viatura que se incendiou, conforme noticiou aqui o JM, estiveram empenhados no teatro de operações 9 veículos afetos aos Corpos de Bombeiros Voluntários Madeirenses e Sapadores do Funchal, 1 Meio Aéreo do SRPC, IP-RAM e 1 veículo do Corpo de Polícia Florestal, perfazendo um total de 35 operacionais.
O Serviço Regional de Proteção Civil, através do Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS), foi acionado esta tarde, pelas 12h08, para socorrer ao incêndio rural. Para o local, foram mobilizados dois veículos de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e respetiva Equipa de Combate a Incêndios Rurais (ECIR). O comandante das operações de socorro do referido corpo de bombeiros solicitou o meio aéreo e respetiva Brigada Helitransportada, além de um reforço de meios para auxílio aos operacionais.
Face à ocorrência registada, foi ainda ativada a sala de operações afeta ao Serviço Regional de Proteção Civil.
Tendo em consideração a localização do incêndio, na qual é grande a afluência de pessoas nos percursos pedestres, o CROS acionou a equipa de Salvamento em Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, de forma preventiva.
Os bombeiros, com o apoio da PSP, procederam à evacuação das viaturas que se encontravam no parque de estacionamento existente nas proximidades.
O comandante das operações de socorro deu o incêndio como extinto pelas 15h31.
Lígia Neves