Um indivíduo de 23 anos foi detido hoje, no Porto Santo, na posse de uma bicicleta furtada e por recusa ao teste de alcoolémica.
"O cidadão, detido por polícias da Esquadra de Porto Santo, foi abordado quando circulava na via pública com um velocípede que pelas suas características suspeitou-se ser furtado, motivo pelo qual foi apreendido como medida cautelar", refere a polícia em comunicado.
De acordo com a mesma fonte, "o condutor do velocípede, que apresentava indícios de consumo de bebidas alcoólicas durante a condução, recusou-se a efetuar o teste de alcoolémia, sendo assim detido pelo crime de desobediência".
Adianta a PSP que, em relação à proveniência do velocípede, "foi possível contactar o seu legitimo proprietário, o qual confirmou o furto e desejou o procedimento criminal".
O cidadão detido responde agora por dois crimes, de desobediência e de furto, tendo sido constituído arguido e sujeito a TIR, seguindo-se as normais diligências processuais.
O Comando Regional da Madeira alerta, no comunicado, "para um cuidado adicional com os velocípedes e veículos equiparados, como é o caso das trotinetes elétricas, estando mais sujeitos a serem alvos de furtos devendo os seus utilizadores tomar medidas preventivas no garante da segurança dos seus bens, nomeadamente a utilização de cadeados de segurança".
"Reforça-se ainda que a utilização de velocípedes na via pública, obedece (além das regras especificas para este tipo de veículos) às mesmas regras da circulação de veículos no âmbito do código da estrada, reforçando-se o apelo à adoção de comportamentos de segurança pelos seus condutores como a não utilização de telemóvel durante a condução e a não condução deste tipo de veículos após consumo de bebidas alcoólicas", acrescenta a PSP.
O detido é natural de Coimbra e reside no Funchal.
cidadão, natural de Coimbra, mas residente na Madeira, foi abordado quando circulava na via públic
Iolanda Chaves