Covid-19: Surtos em lar e infantário nas Caldas da Rainha totalizam 38 infetados

Lusa

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou hoje à Lusa o presidente da autarquia local.

Segundo Fernando Tinta Ferreira, há no lar Montepio Rainha D. Leonor, situado naquela cidade do distrito de Leiria, “um surto que começou há uns dias” e, hoje, há um total de 23 utentes e três funcionários infetados.

Além disso, há também 12 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, num surto com origem num infantário do concelho.

No lar, na sequência de ter aparecido “um funcionário com uma situação de infeção, foram mandados fazer 108 testes” aos utentes e restantes funcionários do lar. Os testes foram feitos a 26 de junho e “apareceram sete utentes infetados”, que “ficaram devidamente isolados, em confinamento”.

O autarca contou que “posteriormente começaram a aparecer sintomas em mais três utentes”, que, depois de fazerem segundo teste “deram positivo”.

Essa situação levou a que fossem feitos “segundos testes a 48 pessoas (33 utentes e 15 funcionários)”.

“Fizeram segundos testes no dia 03, anteontem [sexta-feira], e ontem [sábado] tivemos mais 13 utentes e dois funcionários. No total estão 23 utentes e três funcionários com covid”, disse.

Segundo Fernando Tinta Ferreira, “não há nenhum utente hospitalizado”.