Força Aérea assinala 68.º aniversário com passagens aéreas e homenageia vítimas da pandemia

Redação

A Força Aérea assinala, amanhã, dia 1 de julho, o seu 68.º Aniversário com uma série de eventos adaptados às atuais circunstâncias, dos quais se destacam passagens aéreas e a manobra "Missing Man" em homenagem às vítimas da pandemia.

Todas as capitais de distritos serão sobrevoadas por diferentes aeronaves (Chipmunk, C-130H, C-295M, Epsilon TB-30, P-3C e F-16), entre as 10H00 e o 12H30.

Os horários das passagens aéreas serão disponibilizados nos canais da Força Aérea.

A homenagem às vítimas da Pandemia, através da manobra aérea denominada "Missing Man", decorrerá na zona de Belém (Lisboa), sobre o Mosteiro dos Jerónimos, entre as 10H45 e as 11H00.

Na sua versão mais tradicional, esta saudação é realizada por quatro aeronaves de combate, durante um funeral ou homenagem, em memória de um piloto desaparecido no desempenho das suas funções. As quatro aeronaves (neste caso F-16) voam em formação e um dos aviões sairá em subida vertical desaparecendo depois no horizonte.

Além destes momentos, foi preparado um conjunto de eventos digitais, como vídeos e passatempos que serão divulgados nos Canais Oficiais da Força Aérea (emfa.pt, Facebook, Instagram, Youtube e Twitter).