Covid-19: Portugal com 29,1 casos por 10 mil habitantes, mais 12% face a 6 de maio

O número de casos confirmados de covid-19 em Portugal era de 29,1 por cada 10 mil habitantes na quarta-feira, um aumento de 12% em relação a 06 de maio, segundo dados do INE divulgados hoje.

“O número de casos confirmados com a doença covid-19 por 10 mil habitantes foi acima do valor nacional em 53 municípios”, refere também a publicação do Instituto Nacional de Estatística (INE) “Covid-19: Uma leitura territorial do contexto demográfico e do impacto socioeconómico”.

Na região Norte, 36 municípios registaram um valor acima do valor nacional, destacando-se o conjunto de municípios contíguos da Área Metropolitana do Porto com mais de 50 casos confirmados por 10 mil habitantes: Valongo, Matosinhos, Maia, Gondomar, Porto, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia.

Também alguns municípios das regiões Centro (12), da Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa, Loures e Amadora), Alentejo (Moura) e Região Autónoma dos Açores (o município de Nordeste) apresentavam valores acima do valor nacional.

“Apesar desta diferenciação, o coeficiente de localização estimado para os dias 25 de março e 20 de maio sugere uma redução da concentração territorial dos casos”, refere o INE.

Dos 53 municípios com um número de casos confirmados por 10 mil habitantes acima do valor global para Portugal, 36 apresentavam também valores de densidade populacional acima da média nacional.