Recolhida cria de foca encontrada com vida em praia de Sintra

Lusa

Uma cria de foca foi hoje encontrada com vida na praia Pequena, em Sintra, tendo sido recolhida pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), informou a Autoridade Marítima Nacional.

O animal, que apresentava ferimentos ligeiros, foi encontrado por populares, que deram o alerta ao comando local da Polícia Marítima de Cascais.

Os agentes deslocaram-se ao local e criaram “condições de segurança para que o mamífero” estivesse “protegido até à chegada de uma equipa especializada”, lê-se no comunicado da Autoridade Marítima.

Depois de contactados o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e o CRAM, a foca foi assistida pelos biólogos do centro, que “efetuaram o transporte para as suas instalações”, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, acrescenta o comunicado, que não adianta mais informações sobre o animal.

Na segunda-feira, uma foca juvenil foi recolhida numa praia de Ovar com um ferimento "bastante grave" numa das barbatanas e ficará em recuperação durante cerca de dois meses, segundo o CRAM.

Também na sexta-feira, foi recolhida outra foca cinzenta macho na praia da Légua, em Alcobaça, que apresentava "problemas respiratórios e vários ferimentos" e que também se encontra entregue aos cuidados do CRAM.